João Pessoa
Feed de Notícias

Governo capacita profissionais para testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites

quinta-feira, 7 de abril de 2016 - 10:08 - Fotos: 

Enfermeiros e bioquímicos que atuam nos 42 municípios que integram a 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS), sediada em Campina Grande, participaram, nessa quarta-feira (6), de um treinamento para a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

No treinamento, os profissionais receberam orientações sobre a realização dos testes rápidos, cujos resultados são conhecidos em apenas 15 minutos. A testagem deve ser feita sempre após a entrevista com o paciente, seguida da coleta de sangue no dedo.

“Caso o resultado seja reagente, o paciente deve ser orientado a procurar os serviços especializados e a rapidez no diagnóstico dos testes rápidos faz com que o tratamento seja iniciado imediatamente, contribuindo para a qualidade de vida do paciente”, explicou a gerente da 3ª GRS, Tatiana Medeiros.

No caso de HIV, o encaminhamento é feito para os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). O paciente diagnosticado com sífilis e hepatite B deve ser orientado a procurar uma unidade básica de saúde e no caso da hepatite C, ele deve ir às unidades de saúde especializadas em infectologias.