João Pessoa
Feed de Notícias

Governo capacita professores para utilização de software

quarta-feira, 1 de agosto de 2012 - 09:58 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza, até esta quarta-feira (1), no auditório do Liceu Paraibano, em João Pessoa, a formação no sistema Visual Class para 200 professores de escolas da rede estadual da região metropolitana de João Pessoa. A capacitação também será disponibilizada nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, totalizando o atendimento de 500 educadores e técnicos dos Núcleos de Tecnologia da Informação (NTEs), que se tornarão multiplicadores dos conteúdos para os demais professores das escolas da rede.

A abertura do evento, na terça-feira (31), contou com a participação do secretário de Estado da Educação Harrison Targino, que falou da importância de se aplicar as novas tecnologias em sala de aula, trabalhando as disciplinas do currículo básico com técnicas inovadoras que atualmente já fazem parte do dia a dia de crianças e jovens. “Para o professor essa é mais uma oportunidade de acompanhar os novos tempos e tornar as aulas mais atrativas, com métodos diversificados para ministrar as práticas pedagógicas, que ficam cada vez mais ricas quando aliadas ao mundo digital”, observou o secretário.

O objetivo da formação é treinar no sistema Visual Class, utilizado no ambiente escolar, onde professores e alunos podem aprimorar os conhecimentos, transformando conteúdos do currículo básico. De acordo com o gerente executivo de Tecnologia da Informação da SEE, Dario Gomes, a partir do uso desta ferramenta pedagógica as aulas podem se tornar mais dinâmicas. “Dessa forma, aluno e professor são chamados a usarem a criatividade, elaborando e executando projetos em sala de aula, explorando os conteúdos ministrados nas diferentes disciplinas”, explica Dario.

As oficinas têm a duração de oito horas presenciais, seguidas de 32 horas à distância e ao final desse período o professor deve montar um projeto e enviá-lo aos responsáveis pela elaboração da capacitação, para que seja avaliado e emitido o certificado de participação.

O evento também contou com a participação do professor José de Anchieta Rangel, da Escola Estadual João Ribeiro da cidade de Gurinhém. Ele representou a Paraíba com o projeto “Tabuada sem Complicação” premiado no evento Professor Multimídia, que ocorreu em 2010, na cidade de Presidente Prudente-SP, com educadores selecionados em todo o país. Além disso, em 2011, foi um dos professores que receberam o 14º e o 15º salários, como bonificação dos prêmios concedidos pelo Governo da Paraíba. “A experiência foi muito boa, estou desenvolvendo um trabalho que inicialmente usava no quadro e  giz e passei a utilizar a tecnologia em sala de aula. Tabuada sem complicação, visa facilitar o aprendizado do aluno”, ressaltou o professor.

O calendário do evento prossegue nos dias 02 e 03, na Escola Estadual Elpídio de Almeida, em Campina Grande. Nos dias 07 e 08, na Escola Estadual Mons. Manoel Vieira, em Patos e nos dias 09 e 10 na Escola Monsenhor Constantino Vieira, em Cajazeiras.