Fale Conosco

29 de dezembro de 2011

Governo capacita mais de sete mil trabalhadores do Estado em 2011



A melhoria do atendimento prestado à população pelas secretarias e órgãos estaduais tem contribuição direta do trabalho que vem sendo realizado pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), que tem como missão primordial desenvolver ações para a capacitação dos servidores públicos.

Em 2011, o número de cursos foi ampliado. Enquanto em 2010 foram realizados 84, este ano a Espep realizou 309 cursos de qualificação, em várias áreas do conhecimento (como educação, direito, políticas públicas, saúde, administrativa), além de cursos interdisciplinares, capacitando 5.985 servidores estaduais.

A quantidade de funcionários capacitados em 2011é ainda maior se somada aos números do Projeto “Espep Itinerante”, que tem como objetivo levar conhecimento ao servidor lotado no interior da Paraíba. O projeto teve início em agosto, acompanhando o plano de interiorização das ações do Governo do Estado.

Assim como acontece em sua sede, para o “Espep Itinerante”, a escola disponibiliza professores, material didático, tecnologia de apoio, equipe técnica e certificação. Os cursos de qualificação atendem a servidores do município-sede e circunvizinhos.

O primeiro a receber o novo projeto de interiorização da Espep foi o município de Sapé. Além dele, o “Espep Itinerante”, que deverá ter continuidade no próximo ano, passou por Alagoa Grande, Campina Grande, Borborema, Santa Luzia, São Mamede e Várzea. De agosto para cá, através do projeto, foram capacitados 1.131 servidores.

“O ano de 2011 foi muito positivo para a Espep. Desenvolvemos ações buscando qualificar melhor as pessoas que estão a serviço do Estado. Um dos exemplos é o Espep Itinerante. O Espep Imersão também está entre essas ações. Através dele, realizamos cursos para os servidores dos órgãos, de acordo com suas necessidades específicas, dentro do próprio ambiente de trabalho”, ressaltou André Felisberto, superintendente da Espep.

Além da ampliação do número de cursos de capacitação oferecidos este ano para o servidor, a escola disponibilizou mais um benefício para seus alunos: o direito a requerer a Carteira de Estudante.

Por meio de uma parceria firmada com a Federação dos Estudantes Secundaristas do Estado da Paraíba (Fesp-PB), desde julho deste ano, todo servidor que faz curso de qualificação na Espep pode solicitar o documento estudantil, que custa R$ 14 e dá direito à meia-passagem intermunicipal e à meia-entrada em eventos esportivos e culturais.

Eventos – O número de eventos realizados nas dependências da Espep também aumentou em 2011. No ano passado foram 28; este ano, 52, com 4.800 participantes. As ações indiretas também cresceram, como os programas do Governo Federal: Brasil Alfabetizado, que teve duas ações em 2010 e, em 2011, 47; e o ProJovem, que também teve duas ações em 2010 e, este ano, 11. No total, foram capacitadas 8.282 pessoas pelos dois programas.