Fale Conosco

26 de abril de 2013

Governo capacita funcionários de bibliotecas públicas da Paraíba



biblioteca publica da funesc foto roberto guedes 28 270x202 - Governo capacita funcionários de bibliotecas públicas da ParaíbaFuncionários de bibliotecas públicas instaladas em cidades do interior da Paraíba vão participar dos cursos de capacitação disponibilizados pelo Governo do Estado. A primeira cidade a ser contemplada é Guarabira (dias 29 e 30 de abril). Em seguida, o treinamento será aplicado em Campina Grande (6 e 7 de maio). Depois, segue para Monteiro (20 e 21 de maio). O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e da Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista.

 

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que atua em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor. O treinamento é gratuito e as turmas são limitadas em 25 vagas em cada cidade onde será realizado. A diretora da Biblioteca Juarez da Gama Batista, Cybelle Macedo, explica que esse critério de limitar a quantidade de pessoas, é uma forma de atender melhor aos participantes, sobretudo, nas aulas práticas.

 

O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na etapa teórica, o aluno vai receber informações como o conceito e a missão das biblioteca publica da funesc foto roberto guedes 44 270x202 - Governo capacita funcionários de bibliotecas públicas da Paraíbabibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação. O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, pequenos reparos nas obras, preservação e conservação do acervo.

 

A Biblioteca Nacional disponibiliza um software livre chamado “Biblivre” para todas as unidades públicas, comunitárias e rurais. “No curso, fazemos a divulgação dessa ferramenta e orientamos sobre sua utilização”, explica Cybelle Macedo, que vai ministrar as aulas ao lado de Jussara Ventura, bibliotecária da área de processo técnico.

 

biblioteca publica da funesc foto roberto guedes 39 270x202 - Governo capacita funcionários de bibliotecas públicas da ParaíbaA Juarez da Gama Batista exerce hoje um papel de destaque em toda a Paraíba por assumir a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional. Através do sistema, dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico. “Uma das suas ações é dar esse suporte, já que muitas unidades instaladas em cidades do interior não possuem o profissional bibliotecário”, afirma a diretora.