Fale Conosco

21 de setembro de 2011

Governo capacita diretores de Sine e Comissões Municipais de Emprego



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), realiza nesta quinta (22) e sexta-feira (23) a Oficina de Dinamização das Comissões Municipais de Emprego. O evento começa às 8h30, no Hotel Xênius, em João Pessoa.

O objetivo é melhorar as ações das comissões municipais de emprego, além de divulgar os cursos Territoriais de Qualificação (PlanteQs). A oficina é destinada a 40 pessoas, entre representantes de comissões e diretores do Sine Estadual.

A secretária Aparecida Ramos destaca que as pessoas que estão à frente das comissões e dos Sines Estaduais têm um papel fundamental para incentivar a população na busca pela qualificação profissional. “Esta oficina articula qualificação profissional e mercado de trabalho. É importante ressaltar que os cursos ofertados relacionam-se com a vocação da região e a oferta de emprego”, explicou.

Segundo Tereza Jordão, gerente de Qualificação Profissional do PlanteQ-PB, a oficina também faz um levantamento das carências profissionais de cada região paraibana.

A proposta desta oficina é conscientizar os representantes das comissões municipais e diretores de Sine de seu papel dentro do município, para que eles possam incentivar e apoiar a população a fazer os cursos oferecidos por meio do PlanteQ, que qualificam de forma gratuita. A oficina tem a função de identificar a demanda de cursos de qualificação de acordo com cada região”, afirmou.

Programação – No primeiro dia do evento serão ministradas palestras sobre o surgimento dos conselhos e comissões de emprego e o controle social como elemento de gestão de políticas públicas, além da intersetorialidade de emprego e renda.

No segundo dia será realizada uma explanação sobre o Sistema Nacional de Emprego e Renda (Sine-PB) e dicas de como conhecer o mercado de trabalho.

PlanteQs – Os Planos Territoriais de Qualificação (PlanteQs) são ações de qualificação social e profissional implementadas de forma descentralizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio de parcerias com estados, municípios e entidades sem fins lucrativos. A ideia é atender demandas por qualificação identificadas com base na territorialidade.

Os beneficiários dos PlanteQs são pessoas maiores de 18 anos com renda familiar mensal máxima por pessoa de até um salário mínimo e meio, que estejam na condição de desempregado ou sem ocupação, com escolaridade comprovada de acordo com a exigência de cada curso oferecido.

Na Paraíba, o Programa está realizando, desde o semestre passado, 56 cursos, distribuídos em 33 municípios, atendendo a uma demanda de 1.009 pessoas. Ao todo, são 33 modalidades de cursos, entre eles pedreiro, confeccionador de calçados em couro, cabelereiro, cuidador de idosos, eletricista, mecânico de motor a diesel e serralheiro de ferro.

A Gerência do PlanteQ-PB funciona na Avenida Almeida Barreto, 520, no 2º andar do prédio do Sine Estadual, no Centro da Capital. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3218-6639 ou 3218-6689.