João Pessoa
Feed de Notícias

Governo capacita digitadores em novas técnicas de Vigilância Ambiental

quarta-feira, 22 de julho de 2015 - 16:03 - Fotos: 

Digitadores dos municípios que compõem a 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, participaram nessa terça-feira (21) de uma capacitação de atualização em novas técnicas de Vigilância Ambiental. Dentre os objetivos do encontro estão tornar os digitadores aptos a operacionalizar a nova versão do sistema GAL – Gerenciador de Ambientes Laboratoriais e favorecer a população desses municípios, de um modo geral, no tocante à qualidade da água para consumo humano.

O trabalho é coordenado por Sérgio Lisboa Matias, analista de sistema da SES/Lacen e pelo bioquímico do Lacen, Emanuel Felinto. Um dos pontos chave dessa capacitação é conhecer a realidade de cada município em relação à atuação de seus agentes, como vem sendo feito o trabalho de coleta de amostras de águas, como também o preenchimento do sistema. Essa ação vem sendo oferecida com certa frequência pelo Governo do Estado devido à rotatividade de funcionários no setor de Vigilância Ambiental.

“É uma função de extrema responsabilidade, onde o técnico que venha assumir essa posição tem que ter noções do que seria uma vigilância e como trabalhar em cima dela. Também tem que fazer conscientização com a população e com aqueles profissionais que estão dentro do processo”, comentou Sérgio Lisboa.

O semiárido vive um momento crítico devido à seca, o que leva a população a consumir água de péssima qualidade. Segundo Sérgio, o Governo do Estado vem se preocupando com essa realidade para que os habitantes possam ser favorecidos com melhores serviços, colocando seu corpo técnico para qualificar os funcionários nos municípios, para que possam usar da melhor maneira a ferramenta de gestão GAL, cabendo apenas ao gestor apontar técnicos competentes que possam ajudar a trabalhar com maior qualidade nesse sistema de informação.