João Pessoa
Feed de Notícias

Governo capacita criadores de gado do município de Pocinhos

terça-feira, 14 de maio de 2013 - 09:09 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, realiza, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16), em Pocinhos, região administrativa de Campina Grande, o curso “Boas Práticas Agropecuárias” para 30 agricultores familiares criadores de gado do município. O evento começa às 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pocinhos.

Com uma carga horária de 32 hora/aula entre teóricas e práticas, o curso vai ser dividido em dois módulos: o primeiro vai discutir boas práticas agropecuárias de higienização do ordenhador e da ordenha manual, além das instalações e equipamentos. Já o segundo módulo, que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, trata do controle zoossanitário do rebanho e das práticas de manejo, formação e armazenamento de forragem.

Conduzido pelo engenheiro agrônomo Genival Soares e pelo médico veterinário Hermano Severino de Araújo, o curso ainda vai abordar assuntos relacionados ao dia a dia do criador como o manejo correto de criação e os cuidados com a vaca antes do parto, entre outros aspectos.

De acordo com o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, o curso tem o objetivo de aumentar a produção de leite com qualidade e fortalecer a bovinocultura em Pocinhos e municípios vizinhos. “É importante que o produtor adote práticas corretas de manejo que permitam o equilíbrio na produção”, destacou.

O município de Pocinhos, segundo o técnico do escritório da Emater local, Edson Veloso Filho, tem um rebanho de mais de 4.600 cabeças e uma produção diária de 2.500 litros de leite.