João Pessoa
Feed de Notícias

Governo capacita alunos e professores para trabalhar empreendedorismo com projeto pioneiro

segunda-feira, 19 de outubro de 2015 - 17:16 - Fotos: 

Transformar sonhos em realidade, com temas como sustentabilidade e empreendedorismo. Essa é proposta de uma capacitação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Atina Educação, nesta segunda-feira (19), de maneira pioneira no Brasil, para alunos e professores da Escola Técnica Estadual Erenice Cavalcante Fideles, em Bayeux.

Para o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, presente ao evento, é importante aproximar ciência, tecnologia, empreendedorismo e temas correlatos, com uma linguagem simples e acessível à rede pública de ensino. “Dessa forma, estimulamos a discussão dos impactos sociais e dos conhecimentos de vida dos professores e estudantes. Vamos ampliar, cada vez mais, esse debate”, revelou o secretário.

De acordo com a diretora pedagógica da Atina, Júlia Pinheiro Andrade, essa metodologia é baseada numa técnica criada no meio empresarial dos Estados Unidos, chamada “Design Think”. “Nós adaptamos o projeto à realidade das escolas e à contextualização regional das comunidades, assim professores e alunos podem trabalhar o ensino associado à vida, sendo mais realista”, explicou Júlia. Ela revelou que um projeto-piloto foi desenvolvido em São Paulo, sendo a Paraíba o primeiro Estado do País a colocar a ideia em prática real.

Já o diretor da Escola Técnica Estadual de Bayeux, Fábio Alberto Dias, disse que esta é uma experiência inovadora, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da unidade, e aborda temas relevantes do contexto empresarial, de forma lúdica e adaptada ao contexto educacional e regional. “É muito gratificante ver que nossa unidade foi escolhida para desenvolver este projeto, que pode ser estendido a todo o Estado, futuramente”, falou.

Uma das alunas que participaram da iniciativa, Maria Paula Torres Barbosa, de 15 anos, faz o 1º ano do ensino médio profissionalizante do curso de “Design de Móveis”. “É muito bom ter contato com esse tipo de assunto, porque nos ajuda a pesquisar no curso, pensar de forma mais integrada à realidade, e a pensar na possibilidade de abrir a própria empresa”, disse a jovem.

A Escola Técnica Estadual de Bayeux possui cerca de 160 alunos do ensino médio integrado a Educação Profissional. Além do curso de “Design de Móveis”, a unidade possui o curso de “Mecânica”. O evento desta segunda-feira trabalhou o empreendedorismo e a sustentabilidade com cartazes, cores, massa de modelar, desenho, textos, entre outras formas lúdicas de ensino.