Fale Conosco

23 de agosto de 2011

Governo beneficia agricultores de Pitimbu com aquisição de alimentos



Cerca de 40 agricultores da região de Pitimbu foram contemplados, na tarde desta terça-feira (23), com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH). De cada pequeno agricultor, a meta é adquirir R$ 4,5 mil, totalizando um investimento de R$ 180 mil na região, com verba do Governo do Estado e do Governo Federal.

Para ter acesso ao benefício, o agricultor precisa de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é fornecida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater). Segundo a coordenadora estadual do PAA, Adelina Almeida Moreira, este é o primeiro ano da compra na região de Pitimbu.

“Estamos muito felizes porque serão beneficiados os agricultores do Assentamento Nova Vida em Pitimbu, uma população carente que agora vai ter renda por meio do próprio trabalho. A nossa meta é também levar o PAA para o Sertão, já estamos articulando a possibilidade junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Hoje, o programa atende aos pequenos agricultores da Zona da Mata e do Cariri”, destacou.

Agricultores cadastrados – O programa de Aquisição de Alimentos (PAA) agrega cerca de 600 pequenos agricultores cadastrados em 14 cidades, beneficiando diretamente 30 mil membros das famílias desses produtores e 40 mil das instituições que recebem os alimentos.

No mês passado, foram adquiridas cerca de quatro toneladas de alimentos de 20 agricultores do município de Curral de Cima. Este ano, foram realizadas 10 compras pelo PAA. Todo alimento adquirido é distribuído entre as escolas municipais, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Os municípios onde o programa já atua são Pitimbu, Conde, Caaporã, Alhandra, Sapé, Cruz do Espírito Santo, Sobrado, Pilões, Curral de Cima, Itabaiana, Araçagi, Capim, Mamanguape e São Miguel de Taipu.