João Pessoa
Feed de Notícias

Governo beneficia agricultores de Catolé do Rocha, Pombal e Sousa

segunda-feira, 2 de junho de 2014 - 17:34 - Fotos: 

O Governo do Estado realiza, a partir desta quarta (4), até a próxima sexta-feira (6), mais três Jornadas de Inclusão Produtiva em caráter regional e mais de uma dezena em nível municipal. Iniciadas em abril, as jornadas, que têm por objetivo estruturar a agricultura familiar e melhorar as condições de vida no meio rural, se encerram dia 11 de junho, na sede estadual da Emater, localizada na estrada de Cabedelo.

A primeira jornada desta semana ocorrerá nesta quarta-feira (4), em Riacho dos Cavalos, região administrativa de Catolé do Rocha, no Alto Sertão. O evento começa às 8h30, na creche Antônia Vieira Carneiro, bairro São José, na entrada da cidade. A estimativa de público, segundo o coordenador regional da Emater, Francisco Veras Diniz, é em torno de 500 pessoas, a maioria delas agricultores familiares.

Durante o dia, além de serviços básicos de saúde, de previdência e de bem-estar social, os agricultores familiares e a sociedade em geral vão ser agraciados com diversas ações, como oficinas e demonstrações práticas de silagem e fenação, confecção de blocos multinutricionais, Cadastro do Programa Tarifa Verde, Emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (Daps), afora palestras sobre produção agroecológica, conduzidas pelos técnicos da Emater e da Universidade Estadual da Paraíba.

Pombal – A jornada da região administrativa de Pombal, sob coordenação do técnico Leonar de Souza, acontecerá na Associação Atlética do Banco do Brasil, localizada às margens da BR 230, ao lado do Colégio Estadual Arruda Câmara, a partir das 8h.

Após a abertura oficial, terão início as exposições da agricultura familiar com mostras de produtos dos nove municípios integrantes da região, e de plantas medicinais. Haverá também a distribuição de mais de dois mil quilos de sementes de milho, feijão e sorgo, para agricultores e criadores da região, bem como cadastramento do Programa Tarifa Verde, PNAE e PAA, elaboração de Daps, Pronaf e crédito fundiário, entre outras ações.

Sousa – A terceira e última Jornada de Inclusão Produtiva em nível regional desta semana acontecerá na sexta-feira (6), em Aparecida, um dos 12 municípios jurisdicionados pela região administrativa da Emater de Sousa, coordenada pelo técnico Francisco de Assis Bernardino. O evento, com estimativa de público em torno de 500 pessoas, entre agricultores familiares e autoridades do setor público agrícola, começa às 8h, no Ginásio Poliesportivo, localizado na saída para São Francisco.

A perspectiva da coordenadoria regional é de que essa jornada supere ou alcance os índices de atendimento da versão anterior, quando contou com a participação de 2.594 pessoas e atendimento a 2.091 agricultores familiares com 92 projetos de crédito financiados pelos Bancos do Nordeste e do Brasil, com recursos da ordem de R$ 340.952,09.

Já com relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em 2013, foram beneficiados 24 famílias agricultoras, com dois projetos no valor de 60.500,00. Já o Programa Tarifa Verde contemplou e cadastrou 52 agricultores irrigantes.

A alimentação de parte do rebanho da região foi garantida com a distribuição de 49.500 raquetes de palma forrageira para 278 agricultores criadores e 1.685 quilos de sorgo para 469 produtores. Foram distribuídas ainda 682 mudas frutíferas (caju, graviola, coco, goiaba) e ornamental (palmeira imperial) para 420 pessoas.

Afora outras ações, a Emater Regional de Sousa entregou no ano passado 107 Declarações de Aptidão ao Pronaf (Daps), e contemplando igual número de agricultores familiares, além de atendimento a 420 pessoas com emissão de 682 documentos, dentre eles, RG, CPF e Carteira de Trabalho.