João Pessoa
Feed de Notícias

Governo avança nas obras de instalação de subadutoras em João Pessoa

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 - 10:54 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), avança nas obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em João Pessoa. O projeto das subadutoras, que está avaliado em R$ 26 milhões, vai garantir mais água de qualidade nas torneiras dos pessoenses e solucionar os transtornos da falta de água da Capital.

De acordo com o diretor de expansão da Companhia, Leonardo Brasil, serão instalados 8,3 mil metros de adutoras, beneficiando diretamente 24 bairros: Centro, Jaguaribe, Tambiá, Cordão Encarnado, Róger, Varadouro, Padre Zé, Alto do Céu, Porto de João Tota, Salinas Ribamar, Vem-vem, Ilha do Bispo, Baixo Róger, Treze de Maio, Torre, Expedicionários, Tambauzinho, Jaguaribe, Cristo, Rangel, Jardim Itabaiana, Homero Leal, Boa Esperança e Vale das Palmeiras, na Capital.

Complementando as benfeitorias da adutora Translitorânea, a obra vai sanar os problemas de intermitência (interrupções temporárias) no fornecimento de água que atingem alguns desses bairros, como Torre, Jaguaribe e Cristo Redentor. “Essa obra vai reforçar a água vinda da Translitorânea para melhorar a distribuição na área de influência desses reservatórios. Com a conclusão, vamos ter condições de distribuir água em maior quantidade para todos esses bairros, acabando com os transtornos de falta de água nos horários de pico de consumo”, destacou o diretor, lembrando que, pela primeira vez em décadas, a gestão do Governo do Estado trabalha para intervir e buscar alternativas para reforçar o sistema de distribuição de água na Capital.

Leonardo Brasil explicou que a obra está na fase de assentamento da tubulação, atualmente com intervenções na Avenida Coremas e Avenida Dom Pedro II. Concluída essa etapa, começará a interligação das subadutoras e, por fim, a fase de melhoria nas estações de tratamento de água. O investimento de R$ 26 milhões advém de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, do Governo Federal. A obra está prevista para ser concluída em novembro de 2016.