João Pessoa
Feed de Notícias

Governo avança com as obras do Condomínio “Cidade Madura”

quinta-feira, 22 de agosto de 2013 - 17:27 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

O primeiro condomínio para idosos do Brasil denominado “Cidade Madura” está em construção pelo Governo do Estado, em João Pessoa, no conjunto Cidade Verde. Das 40 unidades que estão sendo construídas, metade já está praticamente concluída. O condomínio foi inteiramente projetado com as necessidades específicas da terceira idade e terá posto de saúde, pista de caminhada e área para atividades recreativas e lúdicas.

Com recursos próprios do Governo do Estado, o Condomínio Cidade Madura tem investimento de R$ 4,4 milhões. Os critérios para escolha dos contemplados ainda vão ser definidos entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), antes do término das obras. As casas serão cedidas na modalidade locação social para pessoas idosas.

O Condomínio Cidade Madura é um modelo inédito no país. Em Campina Grande, o Estado também construirá um condomínio, cuja licitação já foi realizada. Por meio da Cehap, o Estado construirá ainda condomínios em Cajazeiras e Sousa e há estudos para a implantação de uma unidade na cidade de Patos.

O Cidade Madura terá praça, horta comunitária, centro de vivência, pista de caminhada, posto médico, estacionamento, redário, guarita e administração. As 40 casas terão as adaptações necessárias a pessoas idosas ou com alguma necessidade especial. Cada edificação abriga duas unidades, projetadas de acordo com as normas de acessibilidade e adaptadas tanto para idosos quanto para cadeirantes. Cada unidade possui área de total de 54,11 m², totalizando 108,22 m² por edificação. A área total do condomínio mede 5,07 hectares.

Toda a área urbanística vai seguir as normas de acessibilidade para idosos. O posto médico terá consultório médico e consultório odontológico, além de sala de curativos. O centro de vivência terá um salão, uma sala de aula, sala de TV, sala de fisioterapia, copa e WCs. O condomínio em João Pessoa tem área total de cinco hectares.

O centro de vivência possui 260,59 m². Contém um salão, sala de aula, sala de Tv, sala de fisioterapia, WC´s acessíveis, copa de apoio e um depósito. A guarita de administração possui 54,00 m² de área.