João Pessoa
Feed de Notícias

Governo avalia Programa Mais Médicos na Paraíba durante seminário nacional

terça-feira, 6 de setembro de 2016 - 16:52 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, participa nesta quinta-feira (8), às 18h, do Seminário Nacional Rede-Observatório do Programa Mais Médicos. Durante o evento, que será realizado no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o setor de Atenção Básica da SES apresentará a temática “Efeitos do Mais Médicos na Paraíba”. A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, entre outras autoridades, participará do seminário, que prossegue na sexta-feira (9). Durante toda a programação terá lançamento de livros, palestras e outras atividades que avaliarão o programa.

O evento é promovido pela Rede-Observatório do Programa Mais Médicos, formada por pesquisadores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação, trabalhadores da educação e da saúde e instituições mobilizadas por essa temática, que vem desenvolvendo diversas pesquisas da gestão da educação e do trabalho na saúde sobre a atenção básica, entre outros. Este já é o terceiro seminário; o primeiro ocorreu em São Paulo e o segundo em Manaus.

“Houve um avanço considerável em relação aos números de profissionais e o programa permite ainda que a assistência chegue a locais de difícil acesso, trazendo uma maior resolutividade da atenção básica”, disse a integrante da Comissão Estadual do Programa, Morgana Kétsia, que informou, que, atualmente, a Paraíba dispõe de 380 profissionais, sendo 165 brasileiros, 141 cubanos, 44 do Provab e 30 intercambistas.

Durante a abertura do evento, na quinta, às 18h, terá o lançamento de três livros: “A Colônia”, “Além Mar” e o “Médico e a Benzedeira”. Cada livro tem uma história elaborada a partir de experiências desencadeadas no âmbito do Mais Médicos, com textos de Antônio Lino Jr e fotos de Araquém Alcântara.

Para o professor da UFPB, que faz parte da coordenação nacional da Rede, Luciano Gomes, o evento é importante para discutir a relevância do programa na vida da população. “Essa discussão acontecerá por meio dos diversos atores que integram o Programa: trabalhadores, gestores e pesquisadores que, neste momento, compartilharão as observações e os desafios necessários para que o programa avance”, falou.

No dia 9, entre 8h e 14h, será realizada uma mesa sobre “Os Impactos do Programa Mais Médicos na Saúde”. Ainda haverá outra mesa, das 14h às 18h, sobre “Gênese, implantação e futuro do Programa Mais Médicos”. A participação é gratuita e aberta para todos os interessados.