João Pessoa
Feed de Notícias

Governo autoriza obras de esgotamento sanitário do Cidade Verde e região

terça-feira, 23 de outubro de 2012 - 15:15 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O Governo do Estado autorizou o início das obras de esgotamento sanitário dos conjuntos Cidade Verde, Patrícia Tomaz, Aspom e Projeto Mariz, em Mangabeira VIII, na noite desta segunda-feira (22). Mais de 40 mil pessoas serão diretamente beneficiadas. As obras já começam nesta terça-feira (23), com máquinas e operários trabalhando na área.

“Vim aqui assinar uma ordem de serviço que vai significar saúde, cidadania e respeito ao povo que mora no grande Cidade Verde”, disse o governador Ricardo Coutinho durante a solenidade, que teve a participação de dezenas de moradores que lotaram o Teatro de Arena da Praça Encanto Verde. Os recursos são próprios do Estado, na ordem de R$ 24 milhões. “Tomei a decisão de fazê-la porque é essencial para tornar esse bairro com infraestrutura completa, beneficiando seus moradores”, acrescentou.

A licitação foi assinada há um mês. A obra contempla ainda a estação elevatória do Centro de Convenções, e, no próximo ano, deve chegar também ao Seixas e à Penha. O Governo do Estado espera alcançar o índice de 84% de saneamento da cidade de João Pessoa. A cobertura hoje é de 66,41%.

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, explicou que as obras consistem na implantação de 64.609m de rede coletora, 3.011m de interceptores, 3.559m de emissários, além da construção de duas estações elevatórias, que bombearão os esgotos para a estação de tratamento, localizada em Mangabeira. Vão ser executadas 8.259 ligações domiciliares.

Ricardo lembrou que depois do esgotamento sanitário do Cidade Verde virão as obras de drenagem e pavimentação de ruas. “Mangabeira cresce, se desenvolve e terá em breve a Escola Técnica Estadual e o Shopping, dois equipamentos que ofertarão respectivamente cursos profissionalizantes e empregos para a juventude”.

O presidente da Associação dos Moradores do Cidade Verde, Severino Cândido, falou em nome da comunidade e agradeceu ao governador também por outros benefícios que o bairro recebeu ainda quando ele era prefeito de João Pessoa, a exemplo da Praça Encanto Verde, Unidade de Saúde, creche e escola. “O esgotamento sanitário vai trazer mais qualidade de vida para as pessoas”, declarou. A moradora Maria das Dores de Lima afirmou estar muito satisfeita com o começo da obra. “Saneamento significa saúde e cidadania para a população”, afirmou.