João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado autoriza construção de unidade de saúde

segunda-feira, 3 de setembro de 2012 - 10:04 - Fotos: 

Foto: Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho autorizou neste domingo (2), o início da construção da Unidade Mista de Saúde do município de Cacimba de Dentro. A obra, que chegou a ser iniciada em 2001, estava paralisada.

A unidade mista de saúde vai beneficiar mais de 18 mil pessoas dos municípios de Cacimba de Dentro, Arara, Damião, Araruna, Dona Inês, Tacima e Riachão. A obra está orçada em R$ 3.829.571,07, sendo mais R$1 milhão em equipamentos médico hospitalar.  Acompanhado do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa e do deputado estadual Tião Gomes, o governador Ricardo Coutinho foi recebido pela população na entrada do município que o seguiu até o local onde será construída a unidade de saúde.

Ricardo Coutinho destacou que após a reivindicação nas plenárias do Orçamento Democrático e a realização de um estudo técnico, o governo resolver fazer a obra pela importância para a população que precisa realizar partos, atendimento pediátrico, exames e pequenas cirurgias. “Os trabalhos começam esta semana. Estamos organizando o sistema de saúde e qualificando os serviços para que o cidadão de Cacimba de Dentro não precise ir até Campina Grande, Guarabira ou João Pessoa para ser atendido em procedimentos que podem ser oferecidos no próprio município”, afirmou o governador.

O superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, disse que a obra está prevista para ser entregue em 2013. “O governador Ricardo Coutinho determinou o reinício da obra sem interrupções e a conclusão em seis meses”, garantiu Barbosa.

Foto: João Francisco/Secom-PB

A dona de casa, Maria das Graças Santos, disse que tem muita fé na palavra do governador e que agora os moradores não vão precisar viajar para buscar atendimento médico. “Foram muitas promessas ao longo do tempo e nada. Enquanto isso muitas pessoas morreram em busca de atendimento. Isto agora vai acabar”, afirmou a dona de casa.

Estrutura – A unidade mista de saúde terá 18 leitos, sendo seis de enfermaria, um de isolamento, um apartamento, dois para pré-parto e pós-parto, dois pós-operatório e seis de observação. Haverá ainda três salas de observação sendo uma pediátrica, além de sala de raios-X, curativos, sala de estabilização, sala de gesso, um laboratório e um centro cirúrgico.

A unidade de saúde atenderá nas especialidades de clínica médica, obstetrícia, cirurgia e pediatria. Ao todo 150 profissionais devem trabalhar no hospital que vai receber pacientes não só da cidade de Cacimba de Dentro, mas de todos que fazem parte da Região.