Fale Conosco

26 de janeiro de 2018

Governo atualiza Siaf e acelera processo de gerenciamento das contas públicas



O Governo do Estado está ganhando uma nova versão do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), a qual permite que o usuário acesse o sistema de qualquer plataforma Web. O programa, que vem sendo readaptado desde a primeira gestão do governador Ricardo Coutinho, segue às normas padrão recomendadas pela Secretaria do Tesouro Nacional passando por melhorias que aceleram o processo de gerenciamento das contas públicas.

A diretora de tecnologia da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata, Christhiny Masiero Sanson, aponta a necessidade de modernização do sistema, a fim de acompanhar os avanços tecnológicos e economia de recursos. “As tecnologias se renovam, aperfeiçoam procedimentos e minimizam tempos, se não ousarmos estaremos deixando de aproveitar as vantagens da evolução tecnológica”, observou.

Segundo o secretário chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Gilmar Martins, a versão 3.0 – 2018 permite que os usuários acessem o sistema de qualquer computador, o que não era possível na versão anterior, pois seria necessário a instalação de um software específico, realizado pelos colaboradores da Codata ou pelos profissionais de TI de cada órgão.

“Agora o usuário acessa o sistema do navegador de sua preferência, por meio do endereço: https://siaf.pb.gov.br/. Além de não precisar de nenhuma configuração adicional para gerar relatórios ou documentos”, completou o secretário.

O Siaf é responsável pela gestão orçamentária, financeira e contábil de todo o Estado. Nesta versão a atualização passa a ser toda online, proporcionando mais eficiência da gestão governamental, além de promover mais celeridade e transparência nas informações, uma vez que os dados estão diretamente ligados ao Portal da Transparência da Paraíba, de acesso a todo cidadão.

Além das vantagens financeiras com eliminação dos custos envolvidos com o licenciamento de softwares, o Governo da Paraíba ganha em produtividade. “A geração dos relatórios, ganhou desempenho e facilidade nas impressões, em formato PDF, que agora passam a utilizar papel A4 e qualquer impressora conectada ao computador do usuário, além da redução no tempo de execução das rotinas diárias. Processamentos que levavam mais de seis horas para serem concluídos passaram a ser gerados em apenas 27 minutos”, destacou Christhiny Sanson.

A nova versão 3.0 – 2018 foi apresentada neste mês de janeiro a todos os gestores e representantes de órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado, durante seminário promovido pela Codata. A próxima etapa do grupo é disponibilizar o Siaf em uma interface modernizada, tornando um sistema 100% em plataforma Web, reposicionando a Paraíba, anteriormente classificada na I geração, para a III geração na avaliação tecnológica do estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

A nova solução foi planejada pelo um grupo de trabalho que inclui técnicos da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – CODATA, da Secretaria de Planejamento, Finanças e da Controladoria Geral do Estado.