Fale Conosco

25 de maio de 2017

Governo assina TAC com abatedouro para garantir qualidade na carne consumida na região de Campina



TAC sedap com abatedouro na região de campina grande 4 270x191 - Governo assina TAC com abatedouro para garantir qualidade na carne consumida na região de CampinaO secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, assinou, nessa quarta-feira (24), no auditório da Sociedade Rural, no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Abatedouro Alípio Elói LTDA, de propriedade da empresária Rosana Barros Eloi, para regularização e funcionamento com a obrigação de garantir qualidade na produção e no abate para o consumo de carnes em Campina Grande e região.

TAC sedap com abatedouro na região de campina grande 3 270x191 - Governo assina TAC com abatedouro para garantir qualidade na carne consumida na região de CampinaA assinatura do TAC faz parte da programação da 50ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais que está ocorrendo até domingo (28). O Termo de Ajustamento de Conduta tem o objetivo de inspecionar previamente  toda a parte sanitária para os produtos de origem animal, que também é competência dos estados no que se refere os termos da Constituição Federal.

O secretário Rômulo Montenegro lembra que, há menos de um ano, o Governo assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com os abatedouros Procarne e Honorato & Araújo Ltda – Abatedouro Dois Irmãos, para disciplinar o funcionamento e fornecimento de carnes da região metropolitana de João Pessoa e esta ação tem sido fundamental para que outras regiões do Estado também sejam contempladas.

“Estamos trabalhando muito desde 2011 para que o Estado alcance resultados na cadeia da agropecuária. Fizemos a formalização do setor e em 2016 apenas o estado da Paraíba apresentou números positivos no abate de bovinos: tivemos um crescimento de 8,7 por cento em relação a 2015”, ressaltou Rômulo, destacando a importância da assinatura do TAC durante a realização da exposição, “onde há uma convergência de propósitos entre os criadores, associações e demais entidades que buscam melhorias e engrandecimento para setor agropecuário”.

TAC sedap com abatedouro na região de campina grande 2 270x191 - Governo assina TAC com abatedouro para garantir qualidade na carne consumida na região de CampinaO procurador de Justiça, Francisco Sagres, presente à solenidade de assinatura do TAC, disse que estava contente em ver que o Estado está no caminho certo e que o Ministério Público não quer e nem vai atrapalhar ações que melhoram a vida dos cidadãos. “Defender os direitos legítimos da população e a alimentação com as condições sanitárias ideais é básico e fundamental. Estou aqui para presenciar uma louvável ação do secretário Rômulo”, comentou.

Estiveram presentes no ato da assinatura o deputado estadual Adriano Galdino; o presidente da Sociedade Rural, Josenildo Alcântara de Sousa; o gerente da Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu; o chefe de Gabinete da Sedap, João Ágrima, representantes do abatedouro Alípio Eloi Ltda; do Sebrae; do Banco do Nordeste; Lucino Bezerra, da ABCZ; Pedro Martins, da Apacco; e representante da OCB.