João Pessoa
Feed de Notícias

Governo assina convênio e mantém equoterapia para 72 famílias

sábado, 30 de julho de 2011 - 09:23 - Fotos:  Cláudio Goes/Secom-PB

O vice-governador Rômulo Gouveia e o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, assinaram nesta sexta-feira (29) um convênio com o Centro Elohim de Equoterapia e Hipismo (CEEQ), em Campina Grande, para a oferta de tratamento por meio da equoterapia a 72 famílias carentes de 10 cidades.

A Sedap e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) são parceiras no projeto, através da cessão de uso de um espaço físico específico, no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho e repasse de recursos. A SES está destinando R$ 191 mil (sendo R$ 95,6 mil reservados para o exercício de 2011).

O CEEQ mantém os serviços de equoterapia por meio de parcerias com as duas secretarias, a Cavalaria da Polícia Militar e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mas precisava de um espaço maior para a realização dos tratamentos, já que o método da equoterapia se utiliza de cavalos como facilitadores no acompanhamento psicológico e fisioterapêutico.

O vice-governador Rômulo Gouveia disse que a assinatura do convênio demonstra a preocupação do Governo do Estado com a saúde das pessoas com dificuldade motora e dificuldade na aprendizagem. “A renovação da parceria, feita inicialmente na gestão do governador Cássio Cunha Lima, é importante no aspecto da saúde e também na autoconfiança e socialização dos praticantes da equoterapia”, assinalou Rômulo.

O secretário Marenilson Batista afirmou que o convênio reafirma o compromisso do Governo em disponibilizar seu potencial e colocar seus espaços a serviço da população, principalmente dos que mais precisam de assistência. Diante de mais de 70 praticantes e familiares, Marenilson enfatizou que “esse momento recarrega nossas energias e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”.

Também participaram da solenidade o coronel da Polícia Militar, Carlos Guimarães, o deputado Adriano Galdino e os vereadores Inácio Falcão e Joia Germano.

Agradecimento - O coordenador técnico do Centro Elohim, Alércio Pontes, ressaltou que a assinatura do convênio repercutiu positivamente entre os dirigentes da entidade, praticantes e seus pais. “O governo e seus órgãos têm a nossa gratidão, pois está ajudando a construir famílias e estruturar lares”, disse, emocionando.

Esperança – Expedito Germano tem 70 anos e se recupera de um acidente vascular cerebral: “Com a equoterapia já voltei a andar e a falar normalmente”, revelou. Já Nadja Pereira festejou a recuperação motora de sua filha de dois anos: “Em um ano, ela já fala e brinca muito. Esse convênio é muito importante para nossa família”, comentou Nadja.