João Pessoa
Feed de Notícias

Governo assina convênio de municipalização do trânsito de Pitimbu

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014 - 17:17 - Fotos: 

Governo do Estado assinou, através do Detran, o convênio de municipalização do transito para a cidade de Pitimbu. A assinatura aconteceu na sede do Departamento Estadual de Trânsito, na capital, e reuniu o superintendente do órgão, Rodrigo Carvalho e o prefeito Leonardo Barbalho. Assim, a Prefeitura fica responsável pelo gerenciamento do trânsito, que envolve ações como a engenharia do tráfego, fiscalização e operação, educação para o trânsito, coleta, controle e estatísticas.

Pitimbu faz parte da 1ª região geoadministrativa, que tem João Pessoa como sede, e em dezembro de 2013 o município registrou uma frota de1.037 veículos e 694 condutores habilitados. Com o convênio, o município terá acesso ao banco de dados cadastrais dos veículos registrados pelo DETRAN/PB para fins de imposição de notificação de penalidades e de arrecadação de multas, bem como para a inclusão das multas e pontuações aplicadas.

Na reunião, o prefeito Leonardo Barbalho e o superintendente Rodrigo Carvalho também conversaram sobre as vantagens da municipalização, possíveis parcerias entre a Prefeitura de Pitimbu e o Detran, a interiorização das blitzes da Lei Seca e os desafios encontrados para melhorar a mobilidade urbana em Pitimbu.

Para Rodrigo, é importante que os prefeitos procurem conhecer a necessidade e as vantagens da municipalização do trânsito. “A assessoria jurídica do Detran oferece toda consultoria sobre o passo a passo da integração das prefeituras paraibanas ao Sistema Nacional de Trânsito, por meio da criação dos órgãos municipais de trânsito”, garantiu.