João Pessoa
Feed de Notícias

Governo assina convênio com Ibram para criar Sistema Estadual de Museus

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012 - 18:01 - Fotos:  Xico Morais / Secom-PB

O Governo da Paraíba e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) assinaram, nesta quarta-feira (5), um acordo de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas e planejar a criação do Sistema Estadual de Museus. A assinatura marcou a abertura do ‘Conexões Ibram Paraíba’, no auditório do Museu Assis Chateaubriand (MAC), ligado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.

“Temos vários museus importantes, mas não há uma malha construída, sistematizada. Agora com o Ibram, autoridades e sociedade  iremos discutir juntos e construir essa malha, sabendo quais são as nossas potencialidades. O museu é essencial para o povo se  reconhecer no território, na história. Temos que fortalecer essas bases”, afirmou o secretário estadual de Cultura,Chico César.

Por sua vez, a representante do Ibram, Cássia Bandeira, ressaltou a importância do ‘Conexões Ibram Paraíba’ para o setor museal da Paraíba. Ela explicou que o programa promove ações de aproximação do Governo Federal com os museus e com os governos estaduais. “O evento apresenta aos estados as novas políticas públicas na área de museus e os novos instrumentos para uma gestão integrada entre todos os museus”, assinalou a representante do Ibram.

Após a abertura foram realizadas palestras em torno de temas relevantes para o setor museal. A primeira foi proferida pela coordenadora do Cadastro Nacional de Museus (CNM), Karla Uzeda. A técnica abordou o tema tendo como foco a apresentação de informações sobre as instituições museológicas brasileiras a partir da publicação Museus em Números.

Para Karla Uzeda, é necessário criar instrumentos que permitam aprofundar as políticas públicas e conhecer melhor o setor. “O Cadastro Nacional de Museus se propõe a conhecer e mapear a diversidade museal brasileira, tendo em vista o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM)”, pontuou.

À tarde, a analista do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus (DDFEM) do Ibram, Janete Conceição, esclareceu pontos importantes sobre o plano, desde sua elaboração até o papel essencial dos estados para a sua implantação.

O primeiro dia do ‘Conexões Ibram Paraíba’ encerrou-se com o tema Estatuto de Museus. A assistente do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Ibram, Ana Maltez, colocou em pauta os museus como instrumento de promoção da cidadania, função de valorização da diversidade e inclusão social, citando ainda detalhes do decreto de regulamentação do estatuto, já enviado à Casa Civil da Presidência da República. O evento segue até sexta-feira (7).