João Pessoa
Feed de Notícias

Governo assessora criação de Feira da Agricultura Familiar em Cubati

terça-feira, 1 de abril de 2014 - 09:02 - Fotos: 

Agricultores familiares de cinco comunidades rurais e integrantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) do município de Cubati (Seridó paraibano) realizaram, na semana passada, a primeira feira da Agricultura Familiar da cidade. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, teve como tema “Trabalho digno, produto saudável”, e contou com o apoio da prefeitura municipal, cooperativa agrícola, Igreja católica e outros órgãos.

A presidente do Conselho, Maria Vitória, afirmou que os agricultores e artesãos produzem de forma sustentável, sem o uso de agrotóxicos e com orientação da Emater local. Ela destacou que a ideia da feira nasceu durante a realização da última Jornada de Inclusão Produtiva, no ano passado, e devido ao sucesso, será promovida, a partir de agora, na última quarta-feira de cada mês.

O técnico local da Emater Paraíba, Márcio Osmir, disse que o intuito da feira é de valorizar e divulgar a produção das famílias e suprir a lacuna da comercialização, onde parte está sendo escoada via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o restante através da venda direta ao consumidor, fechando assim a cadeia produtiva.

A representante do Coletivo, Rogéria Campos, esteve presente e destacou que se trata do um evento pioneiro no território do Seridó paraibano, um momento importante que serve para mostrar o potencial produtivo da agricultura familiar.