Fale Conosco

28 de agosto de 2015

Governo articula parcerias com instituições financeiras para o setor agropecuário



O Planejamento Estratégico 2015/2018 para a agropecuária na Paraíba foi apresentado a instituições financeiras pelo secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, e empresários que atuam na área. As visitas, realizadas durante esta semana, tiveram como finalidade a busca de parcerias para impulsionar o setor agropecuário. A apresentação faz parte das ações da secretaria para mostrar às instituições financeiras que a agropecuária no Estado tem como crescer em todos os setores.

No plano estão elencadas cinco cadeias prioritárias para alavancar o crescimento do setor: pecuária, pesca e aquicultura, cana de açúcar, hortifrutis e grãos e forragens. O objetivo é incentivar os programas de investimentos aos produtores rurais e pecuaristas no Estado

Durante a apresentação, o secretário Rômulo Montenegro mostrou a importância da parceria entre o Governo do Estado e as instituições financeiras “Diante do atual cenário, a proposta é criar bons projetos para buscar recursos em outras fontes, por isso, nós estamos num esforço muito grande para que as cadeias produtivas do agronegócio se fortaleçam e dê cada vez mais resultados. Então, temos que contar com apoio de instituições sérias que ajudem para que as nossas ações cheguem aos pequenos, médios e grandes produtores em todo o Estado”, explicou o secretário.

Na ocasião, os representantes das instituições financeiras foram unânimes em afirmar que a parceria dos bancos com o governo é fundamental para o desenvolvimento do Estado. “Quando o governo se propõe a mostrar um planejamento bem elaborado como estou vendo aqui é porque tem compromisso, e nós do Banco do Brasil não nos furtaremos em apreciar as demandas do setor agropecuário”, disse o superintendente do Banco do Brasil, Jefferson Amando.

Nelson Hack, gerente regional do Bradesco, disse estar confiante em firmar parceria com o governo através da Sedap, e que o banco tem o maior interesse em fazer parte de ações concretas com o setor agropecuário do Estado. “Estou encantado com o potencial da Paraíba e vejo que tem tudo para dar certo”, disse.

Estiveram presentes junto ao secretário Rômulo Montenegro durante as visitas nas superintendências do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal, representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao setor agropecuário, como Asplan, Sindalcool, Faepa/Senar, OCB, Empresa Guaraves, WR Agroindustria, Laticínio Cariri Isis, Leite Cariri,  Nelore, Appaco, Caprimel, APCCMM, além de gerentes executivos da Sedap.