João Pessoa
Feed de Notícias

Governo aprimora programa Escuta nas Escolas para agilizar atendimento de demandas

sexta-feira, 29 de abril de 2016 - 17:25 - Fotos:  Delmer Rodrigues

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, está aprimorando o Programa Escuta nas Escolas, cujo objetivo primordial é dar mais celeridade às respostas das demandas das escolas. Na tarde desta sexta-feira (29) o secretário Aléssio Trindade se reuniu com 20 gestores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) para apresentar o novo formato dessa ferramenta de relacionamento direto com as unidades de ensino. Outras reuniões acontecerão em todas as regionais.

O secretário Alessio Trindade explicou quais os objetivos do Escuta nas Escolas: “Nosso objetivo é criar por parte da Secretaria da Educação uma relação direta com as escolas, articulada com as nossas gerências. Sistematicamente, uma equipe, a partir das informações coletadas no formulário que os gestores escolares preencherão, apontarão problemas, sugestões. A partir dessa informação objetiva a gente vai dar resposta às necessidades das escolas estaduais com mais celeridade. Este é um sistema informatizado”.

A orientação do secretário Aléssio Trindade é no sentido de dar celeridade às ações da Secretaria para melhor atender às necessidades da rede estadual de ensino. No questionário os diretores das escolas informarão quantidade de alunos, se faltam professores, quais os professores que melhor se destacam, informarão ainda sobre a alimentação escolar, o material didático, o fardamento, também se a escola tem grêmio estudantil, conselho escolar, se há aluno com deficiência, enfim, é um conjunto de informações que estarão disponíveis online para o secretário e seu corpo de gerentes da secretaria, a fim de que as demandas sejam atendidas com mais rapidez.

Na avaliação do diretor da Escola Técnica Estadual de Bayeux, Gabriel Gomes, “esse programa aproxima mais essa relação entre escolas e a Secretaria para que as escolas possam ser atendidas de maneira mais ágil. O projeto é ideal, uma inovação fundamental para a Paraíba e isto mostra que o governo está propondo uma educação cada vez mais de qualidade”.

O diretor da Escola Estadual Mestre Sivuca, Claudemir Rodrigues, destacou que a iniciativa do secretário Aléssio Trindade trará resultados positivos. “A prestação de serviços na área da educação deve ser o reflexo maior para que a comunidade tenha um atendimento ímpar”, comentou o gestor da escola localizada em João Pessoa.