Fale Conosco

27 de novembro de 2012

Governo apresenta resultados do Programa Paraíba Unida pela Paz



Autoridades e estudiosos de Segurança Pública do país conheceram na tarde dessa segunda-feira (26) os detalhes e resultados alcançados pelo programa Paraíba Unida pela Paz, conjunto de ações que levaram à redução dos índices criminais no Estado. A iniciativa, implementada pelo governador Ricardo Coutinho no início do ano passado, foi apresentada pelo secretário da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, durante o III Colóquio Brasil Mais Seguro, que acontece até esta terça-feira (27) em João Pessoa, com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mike.

Na apresentação, o secretário Cláudio Lima lembrou das dificuldades de implementação do novo modelo de gestão na Paraíba. “Em muitos aspectos tivemos que partir do zero. Na fase de diagnóstico montamos o Núcleo de Análises Criminais e Estatística (Nace) para conhecermos o número real de homicídios que ocorriam no Estado, o que não se fazia. Também tivemos que mostrar que a política de Segurança Pública só funciona com o trabalho integrado, especialmente entre policiais civis e militares e destes com o Poder Judiciário, o Ministério Público, dentre outros”, explicou.

Apesar das dificuldades, o titular da Seds ressaltou que os resultados atingidos pelo programa Paraíba Unida pela Paz mostram que o Estado está no caminho certo no combate à criminalidade. “Estamos muito próximos de alcançar a meta anual de redução de 10% do número de homicídios depois de 11 anos registrando uma escalada crescente desse tipo de crime no Estado. Entre 2009 e 2010, a Paraíba chegou a registar um crescimento de 24% no número de homicídios”, lembrou.

Ainda durante o colóquio, especialistas de segurança pública discutiram a implantação do modelo de gestão focado em resultado, já adotado pela Paraíba, em outros estados. A servidora do Ministério da Justiça, Andreia de Oliveira Macêdo, por exemplo, lembrou que o programa Pacto pela Vida, implantado em Pernambuco, reduziu os índices criminais pernambucanos em cerca de 40% nos últimos seis anos. Também foi discutida a criação do Departamento de Homicídios no Rio de Janeiro, através do qual o governo conseguiu diminuir o número de assassinatos naquele estado e aumentar a resolução dos crimes cometidos.

“Essa gestão enxerga Segurança Pública como ação de Estado e não de governo. Nossas ações são analisadas semanalmente durante a reunião de monitoramento, na qual verificamos se os objetivos foram atingidos e traçamos as estratégias de atuação. O governador Ricardo Coutinho acompanha de perto todo esse trabalho e participa uma vez por mês das reuniões”, finalizou Cláudio Lima.