Fale Conosco

13 de março de 2013

Governo apresenta projeto de desenvolvimento sustentável em Soledade



A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) realiza nesta quinta-feira (14) um encontro de apresentação e discussão do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), na região do Cariri Oriental, na Câmara Municipal de Soledade.

O encontro possibilita a explicação e a discussão do projeto, junto à população, a fim de identificar as principais demandas da região para inclusão nas atividades do projeto. A programação começa com um levantamento das ações que já são desenvolvidas pelo Governo do Estado na região, logo em seguida será apresentado o projeto e suas linhas de ação. No período da tarde, começam os debates e encaminhamentos para a implementação das ações do projeto no Cariri Oriental. Participam do encontro lideranças da agricultura familiar (associações, cooperativas e sindicatos), ONGs e entidades de assessoria técnica, órgãos governamentais afins e gestores públicos municipais.

Na região do Cariri Oriental estão previstos no projeto os municípios de: Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Boa Vista, Cabaceiras, Gurjão, Caraúbas, Caturité, Riacho de Santo Antonio, São Domingos do Cariri, Santo André, São João do Cariri e Soledade.

Os encontros também acontecerão nas regiões do Seridó Ocidental, em São Mamede (20); Seridó Oriental, em Picuí (22); e no Curimataú, em Remígio (26).

O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, fala sobre a importância da população na construção das propostas: “Nesta primeira etapa queremos apresentar e discutir com a sociedade as ações do projeto. Queremos entender os arranjos produtivos das regiões que devem ser priorizados”.

O Procase tem por objetivo melhorar de maneira sustentável a renda agrícola e não agrícola, os ativos produtivos, as capacidades organizacionais e as práticas ambientais nas áreas rurais mais pobres da região semiárida da Paraíba.

O Procase – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú é resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que beneficiará 56 municípios do semiárido paraibano. Serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões, sendo 50% dos recursos oriundos do FIDA e 50% do Governo do Estado da Paraíba, para um período de 6 anos.