João Pessoa
Feed de Notícias

Governo apresenta Plano Operacional de Segurança em encontro em CG

quinta-feira, 25 de agosto de 2011 - 18:20 - Fotos:  Edvaldo Malaquias/SEDS

Encontro de gestores aconteceu no Garden, em Campina. Foto: Edvaldo Malaquias/SEDS

Gestores da Segurança Pública da Paraíba, entre comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, delegados regionais e delegado geral da Polícia Civil, diretores do IPC, além dos secretários de segurança Cláudio Lima e Raymundo Silvany (executivo) participaram nesta quinta-feira (25) do I Encontro Estadual de Gestores em Segurança Pública, realizado no Garden Hotel, em Campina Grande. Durante o evento, o secretário Cláudio Lima apresentou aos gestores o Plano Operacional de Segurança, que deverá ser executado pelas polícias Civil, Militar e Bombeiros Militares em 2011 e 2012.

“Depois de realizarmos um diagnóstico completo e preciso da situação da segurança em nosso Estado, elaboramos nossa metodologia de trabalho focada em resultados. O plano, que ora apresentamos, é puramente operacional e tem como principal objetivo a prevenção da violência e redução da criminalidade”, explicou Cláudio Lima.

Durante o encontro também foi apresentada uma análise criminal, elaborada pela Assessoria de Ações Estratégicas da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), que aponta uma redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), principalmente na grande João Pessoa. Na comparação entre os meses de julho e junho deste ano, a redução de homicídios em João Pessoa foi de 26,9%. Em julho foram registrados na Capital 38 homicídios, 14 a menos que em junho do corrente ano. Em todo o Estado, os homicídios caíram de 147 para 123.

“Temos observado uma redução gradativa desde o mês de maio. Isso significa que nós estamos conseguindo desacelerar o ritmo de crescimento dos homicídios. Nossa meta é quebrar a curva de criminalidade, crescente há 11 anos e, para isso, temos adotado uma gestão focada em resultados”, destacou o secretário.

Os comandantes e delegados presentes no encontro receberam o plano com otimismo. “Estamos confiantes de que, com essa metodologia de trabalho, teremos resultados positivos não só para nossa região, como em todo o Estado”, disse o delegado regional de Campina Grande, Wagner Dorta.

Projeto de Compatibilização das áreas – O plano operacional de segurança tem como base o projeto de Compatibilização das Áreas de Segurança Pública, já anunciado pelo governador Ricardo Coutinho, e que vem sendo desenvolvido pela Seds.

O projeto prevê uma reorganização das áreas de segurança, tornando-as compatíveis para a atuação das polícias Civil e Militar. “Essa ação era necessária e vai ser fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho. Tornar as áreas de atuação das polícias coincidentes vai garantir mais eficácia nas operações e permitir um maior controle das ações de segurança pública”, explicou Cláudio Lima.

Durante o encontro, o secretário executivo Raymundo Silvany lembrou a importância da integração das polícias no Estado e convocou todos os gestores a se empenharem no cumprimento das ações previstas no plano. “Temos avançado muito, mas precisamos continuar avançando cada vez mais. Contamos com todos os gestores aqui presentes para fazer desse trabalho uma realidade, garantindo mais segurança à população paraibana”, enfatizou.

Ao final dos trabalhos foi exibido um vídeo de 11 minutos, que trazia reflexão sobre os valores éticos e humanos e mensagem de coragem e determinação aos gestores.