Fale Conosco

17 de fevereiro de 2014

Governo apresenta Plano Estratégico nesta terça-feira



O Governo da Paraíba apresenta, nesta terça-feira (18), os resultados do projeto “Eixos Integrados de Desenvolvimento da Paraíba – Uma visão estratégica para o Estado”. O evento acontece às 15h30 no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e contará com a participação do governador Ricardo Coutinho. A publicação irá evidenciar as bases que poderão subsidiar a consolidação e a ampliação de um novo ciclo expansivo para o Estado, posicionando-se como um instrumento de planejamento a médio e longo prazo.

O estudo foi realizado durante o segundo semestre de 2013 e está estruturado em cinco tópicos: Micrologística do Transporte de Carga; Desenvolvimento Industrial do Estado; Energia; Telecomunicações e Tecnologia da Informação; e Desenvolvimento do Capital Humano do Estado. Durante o seu processo de construção, estiveram articulados representantes de diversos segmentos empresariais e públicos, assim como houve, também, a participação das secretarias e órgãos da administração estadual direta e indireta.

A iniciativa do Governo da Paraíba, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), contou ainda com o apoio do Governo Federal, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Através do Plano Estratégico, será possível consolidar os eixos de desenvolvimento do Estado, associando-os e integrando-os, física e economicamente, em uma perspectiva de crescimento que favoreça a inserção da Paraíba nas economias mundial, nacional e regional.

 De acordo com o Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba, Gustavo Nogueira, um dos principais resultados do Plano Estratégico é o traçado dos perfis de projetos que dão respostas consistentes no médio e longo prazo às demandas de interesse público vinculadas à melhoria e ampliação da infraestrutura do Estado. “Também foi possível traçar perfis de projetos que possibilitem a abertura de espaços e de oportunidades de investimentos e de participação da iniciativa privada em empreendimentos e atividades que favoreçam o desenvolvimento social e econômico da Paraíba”, informou o secretário.