João Pessoa
Feed de Notícias

Governo apresenta pauta de reivindicações para enfrentamento aos efeitos da seca

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014 - 17:57 - Fotos: 

O secretário executivo da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, se reuniu nessa terça-feira (19), em Brasília, com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e com o secretário da Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini. Na ocasião, ele reivindicou ações que possam amenizar a situação dos produtores rurais do Estado que sofrem os efeitos da longa estiagem.

Na reunião, o secretário Rômulo Montenegro apresentou a situação vivenciada no Estado e entregou um documento com propostas para socorrer os produtores que sofrem com a seca. No documento constam reivindicações como renegociação imediata das dívidas dos agricultores e pecuaristas, estoques para ampliar o banco de sementes para alimentação animal, ampliação dos estoques governamentais para venda a preços subsidiados aos avicultores, suinocultores, bovinocultores, caprinocultores e ovinocultores.

No setor de infraestrutura, é solicitada a ampliação e disponibilidade de recursos financeiros para construção de barragens subterrâneas e cisternas de placas, especialmente na região do semiárido e recursos financeiros para a construção de barraginhas.

O secretário Rômulo Montenegro disse que foi uma pauta extensa de reivindicações. “Mostramos ao ministro que o Estado teve perda de quase 90% do que foi plantado em 2013, mas o Governo da Paraíba já investiu para o início de 2014 mais de R$ 8 milhões para aquisição de sementes de milho, feijão e sorgo. Saí confiante, pois ficou decidida a criação de um grupo técnico formado pelos Estados que tiveram prejuízos com a estiagem e o Ministro da Agricultura se comprometeu a avaliar as medidas para compensar as perdas sofridas pelos produtores rurais”, comentou.

Ele adiantou que ficou garantida ainda pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pelo Ministério da Agricultura a inclusão da rapadura dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e também a ampliação e distribuição de semente de cana para os produtores. “Considero um avanço para agricultura do nosso Estado”, afirmou Rômulo.

Participaram da reunião, além do secretário da Agropecuária da Paraíba, os secretários de Agricultura do Rio Grande do Norte, Alagoas e Minas Gerais.