Fale Conosco

1 de julho de 2011

Governo apresenta esboço do projeto de revitalização do Cine Teatro São José



Acompanhados pela equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), os arquitetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) apresentaram nessa quinta-feira (30) um projeto preliminar da nova estrutura do Cine Teatro São José, em Campina Grande.

Desenvolvido pelo Iphaep após o laudo de vistoria realizado em fevereiro, o projeto foi apresentado aos representantes das áreas de teatro e cinema durante a visita técnica do arquiteto da Cinemateca Brasileira, Osvaldo Emery, que avaliou as características acústicas do prédio.

“Por ser um espaço limitado, o público se sentirá bastante confortável na nova estrutura da sala de exibição”, afirmou Emery. O arquiteto vai acompanhar as fases de elaboração e execução do projeto, prestando consultoria na área acústica através da Cinemateca Brasileira.

O professor e arquiteto Marco Coutinho, responsável pelo desenvolvimento do projeto, explicou que o parecer sobre a capacidade acústica será inserido no projeto preliminar. Também serão desenvolvidos projetos complementares para as instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas e de acessibilidade.

A arquiteta Paula Ismael, da Divisão de Projetos de Proteção e Revitalização do Iphaep, que também participou da concepção do projeto, informou que a ampliação da área em aproximadamente 300 metros quadrados considerou a legislação estadual ao reservar uma área livre de no mínimo 30%.

De acordo com a arquiteta, a criação do projeto seguiu o Decreto Estadual nº 22.245/2001, que prevê a recuperação dos elementos originais perdidos ou descaracterizados. A ideia é resgatar as particularidades da arte décor, a coberta em quatro caimentos com telha de cerâmica e a fachada original, que deve receber reparos na marquise, letreiros, pintura e acabamentos.

O projeto de revitalização prevê ainda a criação de um anexo com a implantação de rampas para portadores de mobilidade reduzida, espaço para projeção externa e apresentações artísticas, sala de atividade pedagógica, estrutura para lanchonete, ambiente administrativo, sala para equipamentos e banheiros adaptados.