João Pessoa
Feed de Notícias

Governo apoia projeto ‘Cine Periferia em Ação’ em Campina Grande

quarta-feira, 25 de setembro de 2013 - 09:57 - Fotos:  Divulgação

Difundir o cinema e estimular a produção audiovisual entre os jovens das comunidades. Essa foi a ideia do ‘Cine Periferia em Ação’, apoiado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) Augusto dos Anjos. O projeto disponibiliza oficinas gratuitas de roteiro, fotografia para cinema e produção de vídeo no bairro Cruzeiro, em Campina Grande.

As oficinas começaram na segunda-feira (23) e seguem até a próxima sexta-feira (27), no horário das 14h às 17h. Durante o curso, os alunos irão produzir três curtas gravados no bairro que serão exibidos na cerimônia de entrega dos certificados. Em seguida, serão distribuídas cópias dos filmes produzidos na comunidade. A programação ainda inclui uma mostra de filmes, no dia 18 de outubro.

De acordo com o idealizador do projeto, o estudante de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, Hugo Rafael Belarmino, a ideia surgiu com o intuito de compartilhar os conhecimentos com a comunidade. “Parti da premissa que, por estudar em uma universidade pública, precisaria devolver a sociedade um pouco do meu aprendizado. E passei a analisar que, na maioria das vezes, a mídia, noticia a comunidade apenas nas páginas policiais. Queria mostrar o que tínhamos de bom e estimular os jovens a fazer pequenas produções, levando o cinema para a realidade deles. Por isso, compartilhando a proposta junto a outros amigos estamos concretizando o projeto que, para nossa alegria, está superando nossa expectativa”, comemorou.

Ele disse ainda que a iniciativa tem como objetivo transformar os jovens em situação de vulnerabilidade social em protagonistas de suas próprias histórias, usando o audiovisual para passar princípios de ética e cidadania. “A ação é importante para a expressão dessas pessoas porque pretende, por meio dos vídeos resultantes, mostrar a realidade local, quem deixa de ser olhado passa a olhar e falar”, avaliou.

Para o gerente de Articulação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Pedro Santos, o FIC apoia projetos que estimulam a polarização da cultura em todo o Estado. “Dentro do audiovisual, o projeto Cine Periferia em Ação entra na produção cinematográfica, tornando-se também um espaço de difusão, circulação e formação de novos realizadores. Além disso, é um meio de propagar a cultura do cinema em espaços que normalmente não existiria”, pontuou.

Serviço – As oficinas estão sendo ministradas na Associação Casa Nova Redenção, localizada na rua Jesuína Alves de Correia, nº 14, no bairro do Cruzeiro, em Campina Grande. Outras informações estão disponíveis no sitewww.cineperiferiaemacao.org.brou pelo telefone: (83) 9659-5940.