João Pessoa
Feed de Notícias

Governo apoia formação e Picuí adere à Marcha das Mulheres contra o Racismo

segunda-feira, 27 de abril de 2015 - 16:48 - Fotos: 

O município de Picuí assinou adesão em apoio à Marcha das Mulheres contra o Racismo e a Violência pelo Bem Viver, que acontecerá no dia 18 de novembro, em Brasília. A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) apoiou a realização da formação para mais de 40 mulheres, no auditório do Centro Administrativo, em Picuí.

A formação foi ministrada pelo Comitê Impulsor Paraíba da Marcha das Mulheres contra o Racismo. Participaram gestoras de municípios, a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Gilma Germano, o grupo Florescer Mulher de Picuí, mulheres jovens do quilombo Serra do Abreu, representantes do Sindicato Rural de Picuí, professoras e pesquisadoras na área.

O objetivo da formação é articular mulheres para discutir sobre racismo, violência e suas consequências e estratégias de enfrentamento, além de articular a participação na Marcha. O Comitê quer interiorizar a marcha e pretende ampliar a adesão para Santa Rita, Rio Tinto, Cajazeiras, Santa Luzia, São João do Tigre.

Os principais objetivos da Marcha das Mulheres é dar maior visibilidade a situação de opressão secular das mulheres negras, fortalecer a organização na América Latina e Caribe, homenagear as ancestrais, exigir do Estado Brasileiro respeito e compromisso com a promoção da equidade racial e de gênero.