João Pessoa
Feed de Notícias

Governo apoia Cendac na Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba

segunda-feira, 10 de março de 2014 - 11:35 - Fotos:  Secom-PB

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), com apoio do Governo do Estado, vai realizar a III Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba nos dias 12, 13 e 14 deste mês. A abertura será nesta quarta-feira (12), às 17h, no pátio da PBTur. Na feira, 160 artesãs de 35 cidades do Estado vão mostrar e comercializar os mais diferentes tipos de artesanato.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Marina Travassos, a feira tem mostrado um crescimento significativo em relação aos anos anteriores. No primeiro ano, participaram 30 artesãs de 12 municípios, já no segundo ano foram 100 artesãs de 35 cidades do Estado. “É um evento tão importante para essas mulheres que cada ano se torna mais concorrido”, destacou.

Nos anos anteriores, a feira era realizada na sede do Cendac. Este ano, devido ao grande número de participantes, será no pátio da PBTur, na orla da Capital, e terá novo horário de funcionamento. “Antes a feira se encerrava as 17h, mas este ano decidimos estender até as 22h, dando oportunidade a quem não tem tempo durante o dia”, afirmou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

Durante o evento, haverá apresentações culturais e uma tenda para massagem facial, massagem corporal, limpeza de pele, designer de sobrancelha e corte de cabelo. A Delegacia da Mulher também estará presente, fazendo atendimento e orientando as mulheres.

A primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, destacou a valorização do Governo Estadual no que diz respeito ao favorecimento do artesanato, seja através do Programa de Artesanato da Paraíba, com projetos como o Empreender-PB, ou através de iniciativas como as do Cendac, criando alternativas para a comercialização dos produtos. “Nessa terceira edição prevemos um aumento no número de vendas em função da localização, por ser realizada em um ponto turístico e em função do número de participantes”. A primeira-dama e presidente de honra do Cendac disse ainda que as mulheres são maioria no artesanato paraibano e que esse crescimento na participação só tende a aumentar.

Serão expostos trabalhos em renda renascença, cipó, escama de peixe, algodão colorido, esculturas, renda labirinto, batique, caixas decorativas, arte provençal, bonecas de pano, entre outros. A entrada é gratuita.