Fale Conosco

16 de março de 2012

Governo apoia Feira da Agricultura Familiar em São Mamede



Os agricultores familiares do município de São Mamede estão sendo convidados a participarem, neste sábado (17) e domingo (18), da Feira da Agricultura Familiar, quando serão comercializados produtos orgânicos e discutidos temas que ajudarão no fortalecimento do setor agropecuário. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Emater Paraíba, Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, prefeitura municipal e outros parceiros. O evento acontecerá no Sabugy Clube, começando às 6h, com a benção do padre Fabrício Dias.

A programação consta de distribuição de sementes selecionadas com agricultores familiares, palestras abordando o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), por Cleide Araújo, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag); debate sobre o resgate da cultura local, como forro pé de serra, emboladores mirim, cantadores de causos e história, cantaria de viola e danças.

Para o segundo dia da Feira da Agricultura Familiar, estão previstos ciclos de palestras, a partir das 7h, com destaque para o uso e aplicação de defensivos naturais, tendo como palestrantes Alana Cristina e Leonardo Jardelino. A equipe local da Emater vai explicar como funciona o crédito orientado e os procedimentos para emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf  (DAP) e também sobre vacinação contra febre aftosa e a conscientização para evitar a utilização de agrotóxicos.

Outros temas a serem abordados são crédito rural e a negociação de dívidas de financiamento agrícola, com a participação de servidores do Banco do Brasil e Banco do Nordeste. As ações governamentais voltadas para a Agricultura Familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos e o Garantia Safra também estão na pauta dos debates.

Entre os parceiros que colaboram para a realização do evento estão o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Câmara de Vereadores, a Universidade Federal de Campina Grande, associações comunitárias rurais, bancos oficiais, rádio comunitária e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.