Fale Conosco

8 de agosto de 2011

Governo apoia evento em comemoração ao Dia Nacional da Equoterapia



O Ponto de Cém Réis, em João Pessoa, receberá nesta terça-feira (9), das 9h às 14h, um evento especial em comemoração ao Dia Nacional da Equoterapia, promovido pela Associação Paraibana de Equoterapia (Aspeq), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Serão expostos trabalhos desenvolvidos pela Aspeq e oferecidas orientações sobre a técnica da equoterapia – também chamada de equinoterapia – que utiliza cavalos para tratamento e reabilitação de pessoas com necessidades especiais.

No último dia 29 de julho, o Governo do Estado, por meio da SES, firmou um convênio com o Centro Elohim de Equoterapia e Hipismo (Ceeq) para tratamento de saúde de 60 famílias carentes de Campina Grande e cidades vizinhas. Para execução do convênio, serão destinados R$ 191 mil. Deste total, R$ 95,6 mil são reservados para este ano.

De acordo com dados da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), a Paraíba é o estado brasileiro com a maior proporção de pessoas portadoras de algum tipo de necessidade especial. São cerca de 620 mil paraibanos.

Atualmente, o Ceeq atende 63 deficientes e mantém os serviços de equoterapia por meio de parcerias com as Secretarias de Estado da Saúde e Agricultura, Cavalaria da Polícia Militar e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A prática da equoterapia facilita a habilitação ou reabilitação motora e proporciona a interação entre o praticante e o animal, o que permite trabalhar aspectos como a afetividade, autoconfiança, dificuldades de aprendizagem e melhor socialização, além dos aspectos psicomotores. Ao caminhar com o cavalo, o paciente recebe em seu cérebro de 120 a 180 estímulos, que possibilitam a melhora em menos tempo.