João Pessoa
Feed de Notícias

Governo apóia delegação paraibana em evento nacional de trabalhadores

segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 18:12 - Fotos: 
Sindicalistas e lideranças dos movimentos Sociais ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Paraíba, Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB) e movimentos sociais paraibanos participarão, nesta terça-feira (1º de junho), da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, em São Paulo, evento que deverá reunir cerca de 40 mil pessoas no Estádio Pacaembu e tem confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Conferência contará com a participação de centrais sindicais de todo o Brasil e dos movimentos organizados, com o objetivo de debater a ampliação dos direitos e conquistas dos trabalhadores e o avanço do desenvolvimento com soberania.

A delegação paraibana que participará de evento viajou a São Paulo no sábado (29) em ônibus cedido pelo Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Relação com os Movimentos Sociais, coordenada por Arimatéia França, que acompanhou a saída dos participantes.

“O Governo da Paraíba apóia essa iniciativa, tendo como norte o desenvolvimento econômico e social com participação direta da sociedade organizada, interagindo e construindo uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou Arimatéia.  

Assembleia – Nesta segunda-feira (31), um dia antes da Conferência, a delegação paraibana se reuniu aos demais participantes em assembléia, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, debatendo a plataforma política do movimento social brasileiro para as eleições 2010, que será apresentada ao conjunto da sociedade e incluirá a pauta de reivindicações dessas entidades aos candidatos a presidente e aos demais cargos eletivos.

A plataforma está dividida em cinco eixos temáticos: soberania nacional, desenvolvimento, democracia, mais direitos ao povo e solidariedade. Entre outros pontos, terão prioridade a valorização do mundo do trabalho; a defesa do Pré-Sal 100% para o povo brasileiro; a universalização da internet banda larga, com o fortalecimento do papel da Telebrás; a democratização da comunicação, com o combate aos monopólios privados e o fim das patentes de remédios.

Já nesta terça (1º), será elaborada uma agenda propositiva da classe trabalhadora, envolvendo os sindicatos de todo o País. “As eleições gerais de 2010 serão um momento decisivo para o País e a democracia que estamos construindo, pois se realizarão num quadro político singular, caracterizado pelo crescimento sustentado da economia, pelo regime de amplas liberdades democráticas e pela afirmação do papel propositivo do movimento sindical e da classe trabalhadora, possibilitado por um largo processo de unidade de ação entre as centrais sindicais”, destaca o documento, enviado aos sindicatos.  

Da Assessoria de Imprensa da Casa Civil