Fale Conosco

21 de janeiro de 2014

Governo apoia construção de barragem subterrânea em Catolé do Rocha



baragem catolé4 270x202 - Governo apoia construção de barragem subterrânea em Catolé do RochaCom apoio do Governo do Estado e assessorados pela Emater Paraíba, agricultores familiares da Comunidade Vaca Morta, em Catolé do Rocha, construíram barragem subterrânea, com a participação da prefeitura municipal, que visa o armazenamento de água para o consumo durante o período de estiagem, produção agrícola e ração para os animais.

barragem catolé2 270x202 - Governo apoia construção de barragem subterrânea em Catolé do RochaA construção de barragem subterrânea ajuda os agricultores familiares a salvar as lavouras e a manter o rebanho em período de estiagem. Os próprios agricultores constroem a obra. De acordo com o extensionista José Pereira, nesta semana a barragem foi entregue à comunidade Vaca Morta, usando esse sistema de troca de experiência.

Barragem catole1 270x202 - Governo apoia construção de barragem subterrânea em Catolé do RochaOrientados pelos extensionistas da Emater, os agricultores usam uma técnica antiga e simples de convivência com o semiárido, que acumula água no subsolo, evita a evaporação, e facilita o plantio de capim e forrageiras para os animais, milho, feijão e fruteiras, bem como água, através de cacimbão, para abastecimento.

Uma barragem que tenha parede de barramento da água com 70 metros, por exemplo, poderá abastecer duas mil cisternas com a água retida no subsolo. Também permite usar o solo para a produção agrícola, cultivo de forragem e perfuração de poços na área próxima. As barragens ajudam na convivência com o semiárido e reduzem os efeitos da estiagem.