Fale Conosco

30 de abril de 2015

Governo apoia competições esportivas nacionais e destaca potencial da Paraíba para sediar novos eventos



A Paraíba não é conhecida apenas como Estado de ‘sol e mar’. O Estado também tem sido reconhecido por seus feitos esportivos, pelo surgimento de grandes atletas e pelo potencial para receber eventos esportivos. Um deles, ocorrido em João Pessoa na semana passada, levou a João Pessoa os melhores amazonas do Norte e Nordeste, que participaram do Campeonato Americano de Hipismo e II Etapa do Circuito Norte Nordeste de Salto, válidas pela II Etapa do Circuito Norte Nordeste de Hipismo 2015, no Centro Hípico da Paraíba. Os eventos contaram com o apoio do Governo do Estado.

A presidente da Federação Equestre Paraibana (Fepa), Manuelina Hardman, destacou que a Paraíba não recebia a seletiva nordestina para o Campeonato Americano há algumas edições. Segundo ela, nos últimos dois anos, essas competições aconteceram em Natal (RN) e Maceió (AL), respectivamente. Além da força dos amazonas e cavalos paraibanos, a estrutura dos locais de competição coloca a Paraíba como uma referência nacional, razão que estimula o apoio do Governo para a promoção de novas competições.

Manuelina Hardman ressalta que a Paraíba tem se destacado nessa modalidade de esporte com atletas conquistando alguns títulos. Em 2014, por exemplo, a Paraíba sagrou-se campeã brasileira por equipes nas categorias de Jovens Cavaleiros A e B, JCA e JCB, respectivamente, com os atletas Gabriella Figueiredo Passerat, Gabrielle Caroline Figueiredo, Camila Costa Galindo e Juliana Costa Galindo, que formaram o time de JCA. Já Pedro Jorge, Marinna Pogliese, Roberto Kennedy Jr e Paulo Renan formaram o time de JCB. Na categoria Jovem Cavaleiro – JC individual, a Paraíba sagrou-se campeã brasileira com o atleta Luiz Carlos da Silva Vargas.

A dirigente da Fepa disse ainda que a Paraíba integrou a Seleção Brasileira de Hipismo, na categoria mirim, que sagrou-se vice-campeã por equipes no Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude de Hipismo, em competição realizada no Chile, com o atleta Henry Hardman. Na avaliação de Manuelina Hardman, ‘determinados e habilidosos’, os atletas da Paraíba mostraram a força que o hipismo do Estado tem em âmbito nacional.

Para o diretor adjunto da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Roberto Kennedy, o apoio do Governo do Estado aos eventos esportivos visa fomentar a prática de diversas modalidades esportivas e tem como estratégia transformar a Paraíba em uma referência esportiva nas mais diversas modalidades. A Paraíba tem plenas condições de sediar competições nacionais e internacionais, seja de hipismo ou de natação ou bicicross, com a mesma excelência.

Nas competições de hipismo, os organizadores confirmam a inscrição de 200 conjuntos (atleta/animal) de todo o Brasil, que participaram das competições de sexta-feira (24) a domingo (26). O evento, que já está inserido no calendário oficial da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), foi uma iniciativa da Fepa, com o apoio do Governo do Estado. Ainda segundo a organização do evento, o público estimado durante os três dias de competição chegou a cerca de duas mil pessoas.