Fale Conosco

13 de maio de 2015

Governo apoia atividades no Dia Internacional contra Homofobia



Orientações na área jurídica e psicológica serão oferecidas na Feira de Serviços LGBT, nesta sexta-feira (15), às 8h, no Ponto de Cem Reis, em João Pessoa, marcando as atividades para lembrar o Dia Internacional Contra a Homofobia, no dia 17 de maio. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Movimento LGBT e Coordenadoria LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A data lembra o dia em que a homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde, no dia 17 de maio de 1990, e entrou em vigor nos países membros das Organizações das Nações Unidas, em 1993. Antes dessa medida, a homossexualidade era considerada um transtorno mental.

Em todo o mundo, o dia será marcado por atividades de protesto, de denúncias das violações dos direitos das populações LGBT e de exigências de políticas públicas e de combate à homofobia.

Na programação em João Pessoa, o Centro de Referência dos Direitos LGBT e Combate à Homofobia (Espaço LGBT) montará uma tenda na  feira de serviços para prestar atendimentos. Após a feira, acontecerá, às 10h, uma caminhada até a Assembleia Legislativa da Paraíba para sessão especial de Lançamento da Frente Parlamentar LGBT.

Em Sapé – O Governo do Estado está apoiando, em Sapé, o IV Encontro das Cores e o lançamento da campanha “Respeito é bom e eu gosto”, promovido pela organização Coletivo Coral, que atua no enfrentamento da violência contra LGBT na região. Nesta quinta-feira (14), haverá palestra para educadores no Centro de Treinamento de Professores e no domingo (17), a Marcha da Diversidade Humana, com shows e desfiles nas ruas.

Nacional – O governo federal fará os lançamentos do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, do Conselho Nacional LGBT e da 2ª Conferência Nacional LGBT. Essa iniciativa é promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Programação local:

15 de Maio:

8h – Feira de Serviço LGBT

10h – Caminhada CONTRA Homofobia

11h – Lançamento da Frente Parlamentar LGBT da Paraíba

18h – Abertura do Acampamento da Juventude LGBT da Paraíba

17 e 18 de Maio: Acampamento da Juventude LGBT da Paraíba