Fale Conosco

13 de março de 2015

Governo anuncia programação do Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inicia neste sábado (14) uma programação especial em comemoração ao Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira, celebrado na próxima terça-feira (17). O evento conta com intervenções artísticas de rua, exibição de filmes, visitas didáticas a terreiros de religiões afro e um cortejo de tambores. O principal objetivo é incentivar as manifestações culturais da comunidade negra paraibana e valorizar a diversidade étnico-racial.

De acordo com a gerente operacional de Arte Popular da Secult, Mariah Marques, um dos principais desafios da cultura afro-brasileira é promover os terreiros religiosos como territórios culturais, que detêm um conjunto de valores culturais históricos que marcam a identidade e a diversidade de cada local, retratando o cotidiano e os valores dos seus povos. “Devemos considerar que a cultura negra é uma matriz constitutiva da cultura popular brasileira, para a qual deveriam convergir e focar todas as políticas públicas”, afirma.

Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira - De acordo com a Lei nº 8.776, de 15 de abril de 2009, foi definido o dia 17 de março como o Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira. A data está incluída no calendário oficial e comemorativo do Estado e busca valorizar e reconhecer a diversidade étnico racial e cultural que compõe a identidade paraibana.

A promoção da igualdade racial vem exigindo do Governo do Estado da Paraíba o desenvolvimento de ações transversais que envolvem diversos campos da gestão pública de forma integrada, assim como o estabelecimento do diálogo constante e do reconhecimento das iniciativas advindas dos movimentos sociais.

PROGRAMAÇÃO

Dia 14/03

Grafitagem no muro do terreiro Ilê Axé Omilodé em homenagem ao grafiteiro Gino, assassinado em 2013.

LOCAL: Rua Waldemar Félix dos Santos, nº 16, Mangabeira I (próximo à Praça do Coqueiral)

Dia 15/03

Mostra do filme “O Cuidado dos Terreiros” + roda de diálogo com os ialorixás, babalorixás e a comunidade.

LOCAL: Rua Waldemar Félix dos Santos, nº 16, Mangabeira I (próximo à Praça do Coqueiral)

 

Dia 17/03 – Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira

8h30 – Café da manhã no terreiro Ilê Axé Omilodé

LOCAL: Rua Waldemar Félix dos Santos, nº 16, Mangabeira I (próximo à Praça do Coqueiral)

9h30 – Aula de campo no terreiro com alunos de escolas públicas sobre cultura afro.

12h – Almoço (feijoada gratuita)

14h –  Continuação da aula de campo.

17h – Concentração para o cortejo do VI Tambores da Paz

19h – Saída para a Praça do Coqueiral e apresentação dos grupos de cultura afro.