Fale Conosco

2 de fevereiro de 2012

Governo amplia serviços nas Casas da Cidadania de João Pessoa e Guarabira



casa da cidadania jaguaribe foto joao francisco

Fotos: João Francisco/Secom-PB

O Governo do Estado está ampliando os serviços oferecidos nas Casas da Cidadania. A novidade será um posto do Programa Estadual de Política Pública sobre Drogas (PEPD), que ficará na Casa da Cidadania de Manaíra, e um do Empreender-PB, que será implantado em Jaguaribe e Guarabira. Ainda no pacote de ampliação, estão um posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que voltará a funcionar em Jaguaribe, e o Procon Estadual, que terá um posto na Casa da Cidadania de Tambiá.

A implantação dos novos serviços foi decidida durante reunião realizada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano do Estado (Sedh), com a secretária Aparecida Ramos e os gerentes das Casas da Cidadania. “Estamos oferecendo novos serviços para atender melhor a população. O Empreender PB, por exemplo, será implantado nos próximos meses, em Jaguaribe e Guarabira, mas em breve irá para todas as unidades, para que as pessoas tenham acesso aos seus vários tipos de financiamento. É uma forma de incentivar os pequenos e médios empreendedores”, destacou Aparecida Ramos.

Manaíra – Na Casa da Cidadania que funciona em um shopping no bairro de Manaíra são oferecidos atualmente 13 serviços, entre eles Polícia Federal, Detran, Receita Estadual, posto da Prefeitura de João Pessoa e Sine, entre outros. Agora, terá um posto permanente do PEPD e do Empreender-PB – a previsão é que esse último comece a funcionar ainda neste primeiro semestre.

“A iniciativa de ampliar o lado social da Casa da Cidadania é importante. Estamos com esse projeto piloto, em parceria com o PEPD, para atender pessoas que precisam de alguma informação sobre drogas. Serão fornecidas orientações sobre internamentos e tratamentos da política pública de combate às drogas desenvolvida pelo Governo do Estado”, frisou Sávio Salvador, gerente da Casa da Cidadania de Manaíra.

casa da cidadania jaguaribe foto joao francisco (3)Jaguaribe – Atualmente, na Casa da Cidadania de Jaguaribe, são oferecidos 14 serviços, como os do IPC, Detran, Defensoria Pública, Procon Estadual, Boletim de Ocorrência, empresas de telefonia e outros. Nos próximos dias, começará a funcionar um posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Empreender-PB.

“Existe a procura por serviços do TRE no local, porque já existiu um posto do Tribunal em Jaguaribe, mas esse posto foi desativado. Diante da demanda, tivemos uma reunião com o presidente do TRE, Manoel Monteiro, e ficou firmada a parceria, uma vez que este ano muitas pessoas devem procurar o serviço devido à proximidade das eleições”, afirmou Nildo Almeida, gerente da Casa da Cidadania de Jaguaribe.

Casas da Cidadania – Na Paraíba, existem sete Casas da Cidadania, sendo três em João Pessoa e uma em Campina Grande, Cabedelo, Patos e Guarabira. Outras dez devem ser implantadas no Estado, sendo uma em Mangabeira e as demais em Alhandra, Areia, Catolé do Rocha, Patos, Piancó, Picuí, Pombal, Santa Rita e Sousa.

“Em alguns municípios, como Santa Rita, temos o local, mas precisamos estruturar a parte física e direcionar funcionários. Em outros, há um projeto em parceria com as prefeituras, mas é meta desta gestão ampliar o serviço para as demais regiões do Estado”, finalizou Aparecida Ramos.