Fale Conosco

16 de outubro de 2013

Governo altera data de contratação de instrutores do projeto Jovem Educado Transita Bem



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) da Paraíba divulgou na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial o edital com a mudança na data de contratação dos instrutores aprovados no projeto Jovem Educado Transita Bem. Anteriormente previsto para os dias 2, 3 e 4 de outubro, o período de contratação foi alterado para 1º a 5 de novembro. O resultado do processo seletivo está disponível no site www.pjetb.pb.gov.br.

O projeto “Jovem Educado Transita Bem” foi criado para atender a Lei N. 9.503, de 23 de setembro de 1997, resolução número 265/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com o objetivo de oferecer aulas teórico-técnicas de trânsito para alunos matriculados no 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino.

O curso terá carga horária de 90 horas/aulas divididas entre as disciplinas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Noções de Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito e ainda Noções sobre o Funcionamento do Veículo de Duas e Quatro Rodas. As aulas serão ministradas por Instrutores de Trânsito selecionados pelo Detran e contratados pela SEE.

Ao término do curso, os alunos que obtiverem frequência igual ou superior a 75% receberão uma certificação do Detran e quando forem tirar a carteira nacional de habilitação estarão isentos das aulas teóricas que seriam ministradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). No entanto, estarão obrigados a participar do exame de legislação aplicado pelo Detran. O projeto, que representa um investimento de R$ 4,6 milhões, vai beneficiar cerca de 15 mil alunos da rede estadual de ensino.

Na primeira fase, as 191 vagas oferecidas para os instrutores de trânsito estão distribuídas da seguinte forma: 89 para Campina Grande, 65 para João Pessoa, 17 para Esperança, 13 para Cabedelo e sete para Santa Rita.