Fale Conosco

20 de setembro de 2013

Governo alerta municípios sobre prazo para preencher Censo Suas 2013



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) alerta municípios paraibanos para o preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que teve início nesta quarta-feira (18) e poderá ser feito até o dia 8 de novembro para as informações sobre os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). O não preenchimento das informações do Censo Suas pelo município produz sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos.

O questionário é composto de seis blocos, com 58 questões. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) recomenda que os questionários sempre sejam preenchidos primeiramente em papel. Dessa maneira, assegura-se que no momento de inserir os dados no sistema eletrônico todas as informações necessárias já tenham sido coletadas e validadas pelos responsáveis.

Caso o município tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio ou esclarecimento, ele deverá entrar em contato com a coordenação estadual dos Creas que fica na Sedh pelo telefone 3218.6666.

Para envio das informações ao MDS, as respostas do questionário devem ser fielmente digitadas no sistema eletrônico. O MDS recebe as informações do Censo Suas exclusivamente por meio do sistema eletrônico. O fornecimento de informações inverídicas sujeita o agente responsável a sansões administrativas, civis e penais, na forma da lei.

O Censo Suas é um processo de monitoramento que coleta dados por meio de um formulário eletrônico preenchido pelas secretarias e conselhos de assistência social dos estados e municípios. É realizado anualmente desde 2007, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) e foi regulamentado pelo Decreto nº 7.334 de 19 de outubro de 2010.