Fale Conosco

25 de novembro de 2013

Governo alerta municípios sobre prazo para Censo Suas – Gestão Municipal



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), alerta às gestões municipais sobre o prazo do Censo Suas – Gestão Municipal, que termina na próxima sexta-feira (29). Ao todo, o questionário conta com 104 questões divididas em 10 blocos, que estão distribuídos em 54 páginas. Para envio das informações ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), as respostas devem ser digitadas no sistema eletrônico.

A digitação dos dados deve ser o último passo na realização do Censo. O município deverá imprimir o questionário em papel para que seja feita a coleta dos dados, uma vez que o levantamento das informações demanda consultas a diversos técnicos que atuam no Suas, seja na Proteção Social Básica, especificamente nos Cras ou na Proteção Social Especial de Média Complexidade, mais precisamente os que atuam nos Creas e nos Centros de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP) da gestão municipal.

O levantamento cuidadoso das informações é a etapa mais demorada, por isso deve ser realizada preferencialmente no questionário em papel, para posterior digitação no sistema.

As informações declaradas pelo agente público nesses questionários possuem Fé Pública e constituem registros administrativos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O fornecimento de informações inverídicas sujeita o agente responsável a sansões administrativas, civis e penais, na forma da lei.

Caso o município possua um Centro POP que não esteja aparecendo no sistema do Censo SUAS, ou que esteja aparecendo como um Creas, deverá ser enviado um email para vigilanciasocial@mds.gov.br para que o MDS possa disponibilizar no sistema do Censo SUAS o questionário correto para preenchimento dos dados. Os dados do Centro POP não podem ser preenchidos em um questionário destinado aos Creas.

Para baixar o questionário clique no link:http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/dicivip_datain/ckfinder/userfiles/files/Manual_Gestao_Municipal_Censo_SUAS_2013.pdf. O Ministério recebe as informações do Censo SUAS exclusivamente por meio do sistema disponibilizado na internet.

Etapas do Censo Suas Gestão Municipal:

Bloco 1 – Identificação do órgão gestor;

Bloco 2 – Estrutura Administrativa;

Bloco 3 – Gestão do Suas;

Bloco 4 – Gestão Financeira;

Bloco 5 – Gestão do Trabalho;

Bloco 6 – Gestão de Serviços, Programas e Projetos;

Bloco 7 , Gestão de Benefícios;

Bloco 8, Vigilância Socioassistencial;

Bloco 9 Ações de Inclusão Produtiva;

Bloco 10 Responsável pelas informações declaradas