Fale Conosco

3 de setembro de 2009

Governo agenda exposições agropecuárias de João Pessoa e Guarabira



O Governo da Paraíba retomou o calendário de feiras e exposições agropecuárias. A 47ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industrializados – EXPAPI, aberta pelo governador no último domingo (30), em Campina Grande prossegue até o próximo dia 6, com absoluto sucesso de público e de negócios. As transações devem envolver recursos da ordem de R$ 5 milhões e o número de visitantes pode chegar a 80 mil.

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Rui Bezerra Cavalcanti Júnior, confirmou que mais duas exposições agropecuárias estão agendadas. A feira de João Pessoa, no período de 29 de novembro a 6 de dezembro, que será realizada no Centro de Eventos e Serviços Henrique Vieira de Melo, e a de Guarabira, no Brejo, no parque de exposições daquela cidade, que está em reforma, programada para 16 a 20 de dezembro. Em parceria com a prefeitura de Taperoá, no Cariri Ocidental, o Governo do Estado planeja um grande evento agropecuário naquela região. O prefeito Deoclécio Moura (PSB), está empenhado na realização da exposição.
           
Sobre a 47ª EXPAPI, o secretário Rui Bezerra avalia que o evento realizado pela Sociedade Rural da Paraíba e que tem o Governo do Estado como um dos parceiros, se realiza até domingo (6) e nos quatro primeiros dias a exposição tem sido um sucesso na realização de negócios e de público visitante. Apesar da Paraíba ainda se encontrar no risco desconhecido da febre aftosa, que prejudica qualquer evento agropecuário, a EXPAPI está expondo 1.300 animais, sendo 200 bovinos das raças GIR, GUZERÁ, SINDI, NELORE, 500 caprinos, 150 cavalos e cerca de 500 aves e 120 expositores.

O Sebrae, A FAEPA  – Federação da Agropecuária do Estado da Paraíba, os bancos do Brasil e do Nordeste, são outros colaboradores do evento. O Estado colabora com o repasse de R$ 167 mil, estandes da Sedap, Emater, Empasa e Emepa, Delegacia Móvel da Polícia Civil, equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Na terça-feira teve início a rodada de negociações (venda direta), por parte dos expositores. A partir de hoje terá início a divulgação dos animais campeões da 47ª EXPAPI. Os secretários Rui Bezerra Cavalcanti e Newton Marinho (executivo), estão empenhados nas diversas atividades da secretaria.
           
O presidente da Sociedade Rural da Paraíba, Josenildo Alcântara, revelou que o apoio do Governo do Estado à exposição é de extrema importância, indispensável à realização e sucesso do evento agropecuário. Josenildo disse ainda que as entidades de classe do setor e o Governo do Estado estarão em parceria em nome do desenvolvimento da agropecuária na Paraíba, na realização de outras exposições. A exposição é realizada pela Sociedade Rural da Paraíba e Governo do Estado, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba( Faepa), Prefeitura Municipal de Campina Grande,  Sebrae ,  Bancos do Brasil e do Nordeste e Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco).
           
Os animais expostos são: bovinos, caprinos, ovinos, eqüinos e bubalinos vindos de todo o Estado. Entre as raças de destaque na 47ª Expapi estão Gado Nelore, Zebu. Sindi Guzerá (bovino corte); Holandês, Jersey, Pardo Suiço e Girolando (bovino leite); Pitangueira (bovino mista); Entre os eqüinos,  Mangalarga Marchador e Quarto de Milha; Entre os caprinos e ovinos, estão em exposição as raças Anglo Nubiana e Boer (caprino); e Santa Inês e Dooper (ovino). Haverá, também, espaço para os suínos e aves como galinhas de capoeira. A Paraíba detém hoje o melhor plantel da raça Sindi e na exposição de Campina Grande vários pecuaristas estão expondo seus animais e realizando vendas. O Estado também é referência nacional na produção de leite de cabra, inclusive a ovinocaprinocultura aqui está em franco desenvolvimento.

Leite de Cabra - O Governo do Estado vai aumentar a quantidade de litros de leite de cabra no Programa. Os produtores que hoje fornecem 14 mil litros/dia para 30 mil litros.  Uma empresa pernambucana já está produzindo leite de cabra em pó oriundo da Paraíba, numa usina instalada na cidade de Garanhuns-Pe. A meta da empresa é adquirir 25 mil litros de leite por semana. E o Estado terá uma Usina de Leite de Cabra em Pó, a partir de recursos provenientes do contrato que o Governo está firmando com FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, um organismo da ONU – Organização das Nações Unidas.
           
Ainda na área do desenvolvimento da agropecuária o secretário Rui Bezerra informou que o Governo vai desapropriar uma área de 6 hectares, entre a indústria Coteminas e o parque de Exposições de Animais Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande, para a reinstalação da feira semanal de animais, muito tradicional na cidade. A legislação não permite que a feira ocorra dentro do parque de exposições. Também vai sair do parque Carlos Pessoa Filho, a Companhia de Cavalaria da Polícia Militar.

Programação da 47ª EXPAPI desta quinta-feira até domingo

Dia 03.08 (quinta-feira) – 08h00 – Julgamento de animais (caprinos, ovinos bovinos e pônei); – 14h00– Continuação do julgamento; – 21h00 – Show artístico.
Dia 04.08 (sexta-feira) – Julgamento dos animais (caprinos, ovinos, bovinos e pônei); – 14h00 – Continuação do julgamento; – 21h00 – Show artístico.
Dia 05.08 (sábado) – 08h00 – Julgamento dos animais (caprinos, ovinos e pônei); – 21h00 – Show artístico.
Dia 06.08 (domingo) – 14h00 – Prova de obstáculos e tambor (promoção do Núcleo dos Criadores do Cavalo Pônei da Paraíba);
- 16h30 – Encerramento oficial; – 17h00 – Premiação e desfile dos campeões; – 21h00 – Show artístico.

Josélio Carneiro, da Secom