João Pessoa
Feed de Notícias

Governo adquire quadricópteros para ações no sistema penitenciário

quarta-feira, 16 de outubro de 2013 - 15:09 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) está adquirindo veículos aéreos não tripulados, modelo quadricóptero, mais conhecido como drone, para serem utilizados durante as operações de segurança dentro das unidades prisionais. Já foi feito uma operação com a utilização do equipamento para testes, coordenada pela Gerencia de Planejamento e Inteligência (Geplasi), no último dia 10, na Penitenciária Regional de Campina Grande Raimundo Asfora, o Serrotão, em Campina Grande.

O mini helicóptero deverá ser utilizado nas ações de segurança internas e externas na área dos presídios, inclusive antes da entrada dos agentes, uma vez que é equipado com filmadora e câmera fotográfica com capacidade de registrar imagens com até 50 metros de distância. A câmera é acoplada a um dispositivo que proporciona estabilidade às imagens captadas, além de um GPS. O equipamento tecnológico funciona por controle remoto e auxiliará os agentes penitenciários no combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.

O secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, ressaltou a importância do uso das novas tecnologias nas ações de segurança dentro do sistema prisional. “Estamos trabalhando cotidianamente para o melhoramento do sistema penitenciário paraibano e, para isto, além de contarmos com o empenho dos nossos agentes penitenciários, que cuidam da segurança nas unidades diuturnamente, também precisamos nos equipar com o auxilio das novas tecnologias disponíveis no mercado. Estamos realizando gradativamente a aquisição de novos equipamentos, inclusive já contamos com viaturas equipadas com câmeras filmadoras e sensores infravermelho, e no mês passado, adquirimos um detector de metais em forma de banco, que já está sendo utilizado e foi aprovado pelos agentes. Agora, iniciamos o processo de compra destes mini helicópteros, que com certeza vão otimizar as nossas ações e, sobretudo, dar maior segurança aos nossos agentes”.

O chefe de Análises da Geplasi, Lindemberg Leonardo, também falou sobre a nova aquisição. “ O quadricóptero tem a função de sobrevoar a área interna e o entorno das unidades prisionais durante as operações de segurança ou possíveis crises, objetivando, por exemplo, durante uma rebelião, identificar os líderes e as possíveis vítimas, auxiliar no planejamento de ocupação da tropa e, em caso de fugas, até mesmo realizar perseguição. Portanto, é um equipamento super moderno que será fundamental na criação de estratégias para o melhoramento das ações realizadas no sistema prisional”.