João Pessoa
Feed de Notícias

Governo adquire embriões para melhoria genética de caprinos e ovinos

quarta-feira, 10 de março de 2010 - 14:24 - Fotos: 

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca está importando embriões de caprinos e ovinos da África do Sul para melhoria do padrão genético dos rebanhos da Paraíba. Estão sendo empregados R$ 651, 5 mil, na aquisição do material genético das raças Boer, Savana, Alpina Britânica, Saanen, Dorper, Damara, que serão utilizados em animais existentes nas fazendas experimentais de Pendência (em Soledade) e Benjamin Maranhão (em Tacima), pertencentes à Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa).

Segundo José Costa, presidente da empresa,  a proposta é aumentar o rebanho de animais com qualificação genética especial, que produzam mais leite e maior quantidade de carne. Com a reprodução nas fazendas experimentais, a empresa poderá fazer a difusão da tecnologia de melhoria genética no Estado, principalmente, na região do Cariri. Atualmente, a Paraíba é o primeiro produtor de leite de cabra no Nordeste.

José Costa explicou que, em média, uma cabra comum produz em torno de 1,5 litro de leite, enquanto que as que têm melhoria genética chegam a gerar cerca de 5 litros de leite por dia. A expectativa é de que os embriões cheguem à Paraíba até o final deste mês e em setembro ocorram as primeiras parições das cabras e ovelhas inseminadas.

Para comprar o material genético, a Emepa enviou pesquisadores à África do Sul e, quando receber os embriões, pesquisadores sul-africanos virão à Paraíba para ensinar a técnica desenvolvida porque o programa prevê a troca de tecnologia. José Costa informou que a empresa pretende estimular a melhoria genética do rebanho de bovinos, no Sertão paraibano. A empresa está obtendo recursos para Fortalecimento da Pesquisa Agropecuária da Paraíba, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Rebanho da Paraíba (fonte: IBGE,2008)
Caprinos: 624.025 cabeças
Ovinhos:  414.895 cabeças

Espécies Raças Embriões
 Caprinos Boer 220
Savana 100
Alpina Britânica 220
Saanen 120
Ovinos Dorper 200
Damara 50
     

Naná Garcez, da Secom-PB