João Pessoa
Feed de Notícias

Governo acompanha lançamento de programa de Alimentação e Saúde Infantil em Juripiranga

quarta-feira, 14 de setembro de 2016 - 17:54 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), acompanhou, nessa terça-feira (13), a implantação do Programa de Alimentação e Saúde Infantil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no município de Juripiranga.

A iniciativa visa reduzir, por meio da educação e suplementação alimentar, os problemas nutricionais de crianças, na faixa etária de 3 a 5 anos, que frequentam uma unidade de ensino da rede municipal.

O representante da Sesaes no evento, Carlos Ribeiro, destacou que uma semana depois do lançamento do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, acompanhar a implantação do Programa tem um significado importante porque iniciativas como a da UFPB podem ser levadas para outros municípios. Ele também elogiou a qualidade do Programa que é alicerçado em quatro eixos: alimentação, nutrição, farmácia e medicina.

Educação, alimentação e Saúde – A professora doutora da UFPB, coordenadora do Programa, Ana Luiza Mattos, explicou que o programa consiste em fazer o diagnóstico nutricional das crianças, ministrar aulas de educação alimentar e nutricional, fornecer suplementação em micronutrientes para as crianças durante a merenda escolar por três meses.

Desde fevereiro, o grupo realiza palestras de nutrição para os pais, curso de boas práticas de manipulação para as merendeiras e mães das crianças. Também foram capacitadas as equipes de saúde do município para a coleta sanguínea a vácuo do sangue das crianças.

“Para implantar o Programa foi fundamental o apoio do município e de todos envolvidos. As crianças a partir de agora passam a tomar na própria escola a suplementação, que conta com nutrientes como ferro e outros que são fundamentais para a saúde e o desenvolvimento de uma criança”, ressaltou Ana Luiza Mattos.

O Programa conta ainda com a professora Daniele Idalino do Departamento de Farmácia, da médica pediatra Ana Luiza e de alunos. Participaram do lançamento, além das professoras e do representante do Governo, o secretário de educação de Juripiranga, Rodrigo Matias, o chefe do departamento de tecnologia de alimentos, João Andrade, entre outros envolvidos com o Programa.

Exames e consulta médica – As crianças foram submetidas a exames de sangue para todo tipo de anemia e hipovitaminose A e consulta com pediatras para avaliar e comparar o antes e o depois.

Os pais que participaram destacam que o Programa já mudou alguns hábitos das famílias. “Estou achando muito interessante esse programa porque as crianças da escola vão ficar mais fortalecidas com a suplementação e todo mundo aprende um pouco também e melhora a nossa alimentação em casa para toda família”, disse a dona de casa Maria de Fátima Ferreira.

As crianças aprovaram a suplementação e ganharam brindes, como a filha de dona Maria de Fátima, a pequena Eva Ferreira, de três anos. Ela demonstrou coragem ao fazer o exame de sangue e ganhou, também, da equipe de enfermagem um certificado.