João Pessoa
Feed de Notícias

Governo acelera obras de asfaltamento e drenagem no Bessa

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 - 09:21 - Fotos: 
O Governo do Estado está concluindo as obras de drenagem e pavimentação de ruas no bairro no Bessa. Os serviços estão sendo executados em ritmo acelerado para serem concluídos antes do início do período chuvoso na Capital. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan).

As obras na Avenida Tertuliano de Castro (que tem início nas proximidades do colégio Pio XI, perto do Bessa Shopping, e vai até a divisa com Intermares) já estão em fase de acabamento. A parte de asfaltamento foi concluída nesta quarta-feira (16), e incluiu também o trecho da Rua Campos Sales (também próxima ao Pio XI) que fica entre a Tertuliano e a Paulo Roberto Acioli. Na Rua Maria da Penha, que liga a Tertuliano à Avenida Afonso Pena, próxima à saída para Intermares, a colocação do asfalto será concluída nesta quinta-feira (17). Na sequência será feito o trabalho de acabamento (linha d’água e instalação de meio-fio).

Também está em andamento, na Avenida Paulo Roberto Acioli, o projeto de construção da galeria para escoamento das águas pluviais, que serão lançadas no Rio Morto. Restando 156 metros de galeria para serem construídos, o projeto tem previsão de conclusão para o final de março.

Nos próximos dias serão iniciadas as obras de pavimentação na Avenida Paulo Roberto Acioli, que também começa nas proximidades do Pio XI (de onde partirá o asfalto), e atravessa o Bessa em direção às proximidades da divisa com Intermares.

Drenagem – No cruzamento com a Avenida Washington Luiz localiza-se o ponto mais crítico do problema dos moradores do bairro. Ali há afundamento constante do asfalto e alagamentos que chegam a inviabilizar a passagem até mesmo dos ônibus que fazem as linhas 513, 601 e 603, essas últimas duas linhas com parada final fixada na esquina da Washington Luiz com a Tertuliano de Castro.

“Nós fizemos um cronograma junto com a empresa encarregada da execução do projeto para essa obra ser reiniciada por esse ponto, que é crítico, que é o lançamento da galeria que está quase que totalmente concluída. Então, estamos concentrando esforços neste ponto para tirar aquele gargalo existente no cruzamento da Paulo Roberto Acioli e Washington Luiz, pontos baixos que alagam durante qualquer chuva, e não apenas no inverno”, ressaltou o superintendente da Suplan, engenheiro Orlando Soares.

Outros projetos – Segundo Orlando Soares, outros projetos de drenagem e pavimentação urbana executados sob a coordenação e fiscalização da Suplan também estão para ser reiniciados nos bairros Cidade Verde, Cruz das Armas, Jardim Luna, Jardim Planalto, Castelo Branco II, Cristo Redentor, Monsenhor Magno, João Paulo II, Citex, Gauchinha I e II, José Américo, Funcionários II, Colibris, Geisel, Jardim Sepol e Comunidade Frei Damião.