João Pessoa
Feed de Notícias

Governo abre Semana da Pátria e lança projeto para desenvolver sentimento de civismo

terça-feira, 1 de setembro de 2015 - 12:04 - Fotos:  Alberi Pontes

O Governo do Estado, por meio da Casa Militar, abriu, nesta terça-feira (1º), a programação alusiva à Semana da Pátria. Participaram da solenidade, que ocorreu na Praça João Pessoa, diversas autoridades, a exemplo da vice-governadora Lígia Feliciano. Entre as atrações, a apresentação da Banda da Polícia Militar da Paraíba, além da Banda da Cnec, e a Corrida do Fogo Simbólico, que percorreu a Praça da Independência até a Praça João Pessoa. Na ocasião, a Polícia Militar lançou o Projeto “Paraibanidade – Mais que um sentimento”, cujo objetivo é desenvolver o sentimento de civismo entre os paraibanos por meio de palestras em escolas, entre outras ações. O ponto alto da Semana da Pátria será o desfile cívico, no dia 7.

Pela programação, durante toda a Semana da Pátria, a Bandeira Nacional será hasteada e arriada diariamente em escolas da rede estadual ou em órgãos estaduais. No dia 2, o pavilhão será hasteado na Escola Sesquicentenário, onde, a partir das 7h30, haverá apresentações culturais com a banda da escola, canto do Hino da Paraíba e apresentação da Banda 5 de Agosto. O arriamento da bandeira contará com a mesma programação, a partir das 17h.

No dia 4, a Bandeira Nacional será hasteada na Escola Cnec, onde haverá apresentações culturais com a banda da escola, a partir das 7h30, canto do Hino Nacional  e apresentação da Banda 5 de agosto, o mesmo ocorrendo no ato de arriamento do pavilhão, a partir das 17h.

Nos dia 5 e 6, a programação da Semana da Pátria será executada na sede da PBTur, sendo que no dia 5, a partir das 7h30, haverá apresentações culturais da Banda Cnec e da Banda do CPM-PB; e às 8h, hasteamento da Bandeira Nacional, cujo arriamento está previsto para as 18h, com igual programação. No dia 6, as apresentações culturais ficam por conta da Banda Marcial da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão e depois a Banda do Exército faz apresentação. O arriamento contará com a mesma programação.

Desfile – O encerramento da Semana da Pátria terá como ponto alto o Desfile Cívico-Militar, na Avenida Getúlio Vargas, com palanque das autoridades armado em frente ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). De acordo com a programação, às 8h, será realizada a revista às tropas estadual e federal; às 8h15, hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, com execução do Hino Nacional pela Banda 5 de Agosto.

Às 8h20, terá início o desfile com participação de militares, estudantes e servidores de órgãos estaduais, autarquias e entidades civis. Em seguida, às 11h10, haverá extinção do fogo simbólico da Pátria; e às 18h, arriamento do Pavilhão Nacional.

“Paraibanidade” – O Projeto “Paraibanidade – Mais que um sentimento” consiste em desenvolver o sentimento de amor ao Estado entre os paraibanos. De acordo com o coordenador do Projeto, major Cristóvão Lucas, haverá palestras em escolas do Estado sobre os principais símbolos cívicos, como o hino e a bandeira. “Precisamos trabalhar mais o sentimento de civismo no nosso Estado. Temos motivos de sobra para termos autoestima e é basicamente isso que busca o Projeto. Para isso, vamos cantar o hino paraibano, interpretando a letra. Além do mais, procuraremos também mostrar todas as nossas riquezas, como pontos turísticos e verdadeiros patrimônios naturais que temos no Estado”, disse.

O major Cristóvão Lucas ressaltou ainda que as palestras serão ministradas para alunos do ensino médio, em todas as escolas do Estado, inclusive particulares e municipais. “O diretor de escola que tiver interesse em ter o nosso projeto, basta entrar em contato conosco pelos telefones 3218-5966 ou 3218-5967. Pode também fazer solicitação pelo e-mail assessoriapmpb@gmail.com. É uma grande oportunidade que temos para desenvolver o nosso civismo, de cuidarmos melhor daquilo que é nosso”, finalizou.