Fale Conosco

15 de maio de 2013

Governo abre programação do X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica



Paraíba vai sediar evento internacional sobre Neurocirurgia Ricardo Puppe 21 270x202 - Governo abre programação do X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia PediátricaO Governo do Estado abriu, na manhã desta quarta-feira (15), a programação alusiva ao X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica. Simultaneamente acontece o I Joint Meeting com a Sociedade Europeia, Japonesa, Mexicana e Peruana de Neurocirurgia Pediátrica, além do I Congresso Norte Nordeste de Neurologia Pediátrica. O evento foi aberto com a programação científica composta por dois Cursos (Cranioestenose e Endoscopia), que estão acontecendo na Faculdade de Ciências Médicas (Famene\Facene), no conjunto Valentina de Figueiredo, em João Pessoa.

A abertura oficial do evento acontece, às 19h30, no Hotel Tambaú e vai contar com a presença de Benjamin Carson, atual diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

De acordo com a presidente da Comissão Científica do Congresso, Nelci Zanon, que é de São Paulo, o Congresso será mais uma oportunidade que os médicos da área neurocirurgia pediátrica terão para aprimorar seus conhecimentos científicos e ficar atualizado sobre tudo o que há mais novo no assunto. Para a Paraíba, o evento representa um grande investimento do Governo do Estado não só na área de saúde como também de fomento ao turismo. “A Paraíba pode ser considerar privilegiada, pois muitos Estados queriam sediar um evento desse porte”, destacou.

O presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, José Aloysio, destacou que o Congresso é de fundamental importância para a comunidade científica e acadêmica ligada ao assunto. “É um momento de se reciclar, de trocar experiência e ficar por dentro de tudo que está acontecendo de mais novo com relação à neurocirurgia pediátrica. Em termos de Paraíba, posso dizer o Governo do Estado está de parabéns, pois um evento como esse serve para mostrar a sua preocupação em relação à saúde”, destacou.

Fotos Governo abre programação do X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica Ricardo Puppe 9 270x202 - Governo abre programação do X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia PediátricaUm dos participantes do congresso, o médico residente em neurocirurgia pediátrica de Belo Horizonte, Jonas Soares da Silva destacou a importância do evento para sua formação acadêmica e científica. “Com certeza vamos aprender e conhecer aqui novas condutas e receber conhecimentos e opiniões de profissionais dos mais renomados no assunto. Será um momento ímpar para enriquecer ainda mais o nosso aprendizado, levando-se em conta ainda o fato de o evento está sendo realizado em um Estado do Nordeste e com isso descentralizando o conhecimento do eixo Sul e Sudeste”, destacou o médico que está participando do curso de endoscopia.

Quem também participa do congresso é o médico neurocirurgião Daniel Dante Cardeal de São Paulo. Ele disse que o Congresso será um momento para atualizar e enriquecer ainda mais os conhecimentos acadêmicos e científicos na área de neurocirurgia pediátrica.

De acordo com o chefe do Serviço de Neurocirurgia pediátrica do Hospital Arlinda Marques, Christian Diniz Ferreira, a Paraíba foi privilegiada com a realização de um evento desse porte. “Estamos recebendo profissionais de vários países e com certeza os resultados desse congresso serão os melhores possíveis tanto para os profissionais quanto para os acadêmicos da área de cirurgia pediátrica”, destacou o médico.

Outras informações: O evento, que vai acontecer até o dia 18, é destinado a médicos, neurocirurgiões,neurologistas,pediatras,médicos residentes, estudantes de graduação em Medicina eáreas correlatas,Enfermagem,Fisioterapia,Fonoaudiologia,Psicologia e Psicopedagogia. De acordo com o diretor do Hospital Infantil Arlinda Marques, Cláudio Regis, a melhoria da qualidade da assistência hoje está intimamente ligada à produção científica, pesquisas, e protocolos que são a base para essa melhoria assistencial. “Esse Congresso será um acontecimento científico de grande magnitude”, disse o diretor.

Cláudio Regis explicou que o perfil que o Governo do Estado traça para o Hospital Arlinda Marques, hoje referência no Estado para a neurocirurgia, é o da alta complexidade, “embora hoje o Hospital encontre-se ainda dentro de um contexto de prestar a assistência de baixa complexidade”, completou.

Para o diretor do Hospital Arlinda Marques, o X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica é um evento que vem trazer, inclusive, a possibilidade de que os olhos dos gestores públicos municipais se voltem para a percepção que a rede de assistência em pediatria seja construída e fortalecida, permitindo que o Arlinda Marques continue e amplie ainda mais a assistência de alta complexidade como vem fazendo na assistência em Cirurgia Cardíaca e Neurocirurgia. “Estamos sendo contemplados pelo esforço feito em estruturar essa assistência, estamos recebemos autoridades científicas internacionais e essa troca de experiências com certeza nos enriquecerá e nos estimulará a produzir ainda mais do que temos produzido”, finalizou Cláudio Regis.